No primeiro período, há uma oração subordinada adjetiva desenvolvida, já que é introduzida pelo pronome relativo "que" e apresenta verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo. No segundo, há uma oração subordinada adjetiva reduzida de infinitivo: não há pronome relativo e seu verbo está no infinitivo.
ADJETIVO RESTRITIVO: particulariza o significado do substantivo a que se refere, uma qualidade que não é própria do ser: fruta madura, homem baixo, céu alaranjado, etc. ... ADJETIVOS COMPOSTOS: formados por mais de um radical.
As Orações Subordinadas são aquelas que exercem função sintática sobre outras, ou seja, a oração que subordina ou depende da outra. Dependendo da função que desempenham, os tipos de oração subordinada são substantivas, adjetivas ou adverbiais.
Existem três tipos de orações subordinadas, as quais são classificadas de acordo com a função que exercem: SUBSTANTIVAS, ADJETIVAS E ADVERBIAIS.
As três estruturas verbais do inglês (ou formas nominais do verbo) são conhecidas como infinitivo, particípio presente/passado e gerúndio, porque não indicam tempo (no caso do gerúndio) e flexão de pessoa e número. Os verbals precisam vir acompanhados de algum outro verbo para terem sentido completo.
Os 50 principais verbos em inglês.
O verbo é bem simpless, mas também bem importante!! Ele quem mostra em uma oração a ação do sujeito. Exemplo: ''João comeu frutas semana passada'' - Nessa frase o verbo é ''Comeu'', ele esta indicando uma ação que o sujeito ''João'' está fazendo.