A deflação é caracterizada pelo aumento do poder de compra do dinheiro, já a inflação reflete negativamente, diminuindo o poder de compra da moeda.
O valor do dinheiro no tempo é um conceito financeiro básico que sustenta que o dinheiro no presente vale mais do que a mesma soma de dinheiro a ser recebida no futuro. Isto é verdade porque o dinheiro que você tem agora pode ser investido e ganhar um retorno, criando assim uma quantidade maior de dinheiro no futuro.
O conceito do valor do dinheiro no tempo surge da relação entre juro e tempo, porque o dinheiro pode ser remunerado por certa taxa de juros num investimento, por um período de tempo, sendo importante o reconhecimento de que uma unidade monetária recebida no futuro não tem o mesmo valor que uma unidade monetária ...
Como você sabe, o dinheiro tem um valor e um custo ao longo do tempo. A correção do valor do dinheiro no tempo, para manter seu poder de compra ou para remunerá-lo, é feita através de uma taxa de juros chamada taxa de desconto. Esta taxa de desconto é a referência para a remuneração dos empréstimos.
Taxa de juros do empréstimo pessoal
Para comparar: confira as taxas praticadas