Caldeiras – Classificação Geral
A NR-13 estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação. O objetivo desta norma é à segurança e à saúde dos trabalhadores nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção destes equipamentos.
Certificação de Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos – SPIE – Descreve os aspectos da regulamentação sobre segurança e saúde do trabalhador, elaborada pelo Ministério do Trabalho e o seu desdobramento que resultou nas Portarias do INMETRO, na Certificação de SPIE e na Acreditação do Organismo de Certificação de ...
O que são vasos e caldeiras para fins de aplicação da NR 13? Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes, excetuando-se refervedores e similares.
Zelar pela manutenção das tubulações, válvulas, registros, instrumentos e acessórios, limpando-os, lubrificando-os, substituindo partes danificadas. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.
1.
Abaixo seguem algumas recomendações da literatura para Cálculo de Vasos de Pressão:
Diferenças Principais A divisão 1 tem como critério de projeto a máxima tensão de ruptura, a divisão 2 tem como critério a máxima tensão de cisalhamento (TRESCA), a divisão 3 também utiliza o critério de Tresca, porém a avaliação de fadiga é mais rigorosa e a utilização de materiais é mais restrita.
Assim quando dizemos que um cilindro tem 200 bars queremos dizer que o volume de ar dentro do cilindro, considerando o cilindro de 12 litros, teríamos 12*200 = 2400 litros de ar, ou da mistura gasosa em questão.