Quando pensamos na função social da escola, muitas reflexões nos vêm à cabeça, não é mesmo? ... ( ) É função da escola garantir aos estudantes que se tornem sujeitos de sua própria educação, isto significa dar-lhes oportunidade para pensar, decidir, ser livres e responsáveis, autônomos e emancipados.
Nesse sentido, é correto afirmar. que a função social da escola consiste em: A) Priorizar conteúdos da prática e minimizar os conteúdos teóricos.
Existe uma dupla dimensão na função social que a escola desempenha: vivenciar e compartilhar as diferenças culturais e ainda ter acesso a um conjunto comum de saberes e formas de conhecimentos novos. Para que os alunos se apropriem de conteúdos sociais e culturais de maneira crítica e reflexiva.
A escola, principalmente a de educação infantil, tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e na construção da cidadania. ... A escola infantil, ao se aproximar da comunidade, tem mais condições para atuar no desenvolvimento integral das crianças, oferecendo uma educação cidadã, solidária e democrática.
PROFESSORES E ESCOLA O papel do professor é fundamental no ato de proporcionar conhecimento. Os professores e educadores são importantes para transformar os alunos em leitores críticos. A escola tem papel fundamental no estímulo da leitura. É através dela que, muitas vezes, acontece o primeiro contato com o livro.
A contação de histórias na Educação Infantil é uma atividade fundamental para a formação dos pré-leitores; com esse procedimento, pode ser aprimorado a escuta, o desenvolvimento cognitivo e imaginário das crianças, além de promover um nível de interação maior com o grupo.
Dessa forma, a escola juntamente com o professor podem propiciar um ambiente de leitura adequado para que por meio da observação, os alunos possam desenvolver o hábito da leitura e tornarem-se leitores maduros, ou seja, indivíduos capazes de usar suas experiências de leitura para atuarem positivamente em diversas ...
A conquista da leitura aumenta as possibilidades de interação social fertiliza o desenvolvimento tanto da linguagem como do pensamento, proporcionando ao aluno ou até mesmo ao professor um desenvolvimento intelectual o qual se torna capaz de realizar escolhas de forma mais consciente.
Partimos da concepção de que o tema do ensino da leitura pressupõe pensar na formação do professor leitor, pois, a leitura é fator essencial no desenvolvimento da identidade profissional do docente e constitui um instrumento fundamental de sua prática.
A leitura promove a reflexão e favorece um raciocínio claro. Dessa forma, o aluno adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento, de questionar e formular argumentos bem fundamentados.