EQST

Qual O Posicionamento Da Jurisprudncia No Brasil Acerca Da Transfuso De Sangue Para Menores De Idade No Caso Da Recusa Por Parte Dos Pais Que Professam A F Testemunhas De Jeov?

Qual o posicionamento da jurisprudência no Brasil acerca da transfusão de sangue para menores de idade no caso da recusa por parte dos pais que professam a fé Testemunhas de Jeová?

Como não há lei obrigando o médico a fazer a transfusão de sangue no paciente, todos aqueles que sejam adeptos da religião Testemunhas de Jeová, e que se encontrarem nesta situação, certamente poderão recusar-se a receber o referido tratamento, não podendo, por vontade médica, ser constrangidos a sofrerem determinada ...

Porque as Testemunhas de Jeová não aceitam transfusão de sangue?

Elas também não doam sangue nem o armazenam para seu próprio uso numa possível transfusão. Um dos motivos que levam as Testemunhas de Jeová a recusarem as transfusões de sangue é que elas acreditam que a Bíblia Sagrada, ou a Palavra de Deus, proíbe tomar sangue por qualquer via.

O que diz a lei sobre transfusão de sangue?

A Resolução CFM nº 1.

Quando um paciente se nega a receber tratamento quais princípios estão em conflito?

O paciente que não aceita o tratamento proposto baseia-se no direito de livre arbítrio e nos princípios da dignidade e liberdade de consciência religiosa, pois de acordo com os artigos 15 do CC e 5° da CF, tem este o direito de recusar determinado tratamento médico que lhe sane enfermidade ou até lhe salve a vida.

Quando é necessário fazer uma transfusão de sangue?

Transfusão de hemácias deve ser considerada em pacientes com anemia grave e/ou sintomática. Pacientes com hemorragia no peri ou pós-operatório também podem necessitar de transfusão.

O que fazer em caso de reação transfusional?

reação moderada ou grave. – Registrar a reação no mapa transfusional e no livro de ocorrências da enfermagem. – Encaminhar todas as amostras, bolsas e pedidos de exames solicitados pelo Médico. – Em nenhum caso de reação transfusional a bolsa deve ser reinstalada no paciente.

Qual é a compatibilidade sanguínea nas transfusões de sangue e qual a importância disso?

O teste de compatibilidade transfusional visa a identificação da compatibilidade/ incompatibilidade entre antígenos das hemácias do doador com os anticorpos presentes no soro/ plasma do receptor.

Qual é o tipo sanguíneo do sistema ABO que pode receber transfusões de todos os outros tipos sanguíneos?

Pessoas com sangue do tipo B - podem doar sangue para pessoas com sangue tipo AB e B. Pessoas com sangue do tipo AB - pode doar sangue apenas para pessoas com sangue do tipo AB. Pessoas com sangue do tipo O - podem doar sangue para pessoas de todos os outros tipos sanguíneos, A, B, AB, O. É o chamado doador universal.

Qual é a importância de sabermos a qual grupo sanguíneo pertencemos quando lidamos com transfusão de sangue transplante de órgãos e gestação?

A Tipagem Sanguínea é o processo de coleta e análise do sangue do paciente para identificar a qual grupo sanguíneo ele pertence. Além de facilitar na hora do atendimento, também é importantíssimo saber o tipo sanguíneo para doações de sangue, transfusões, gestação e outros atendimentos médicos.

O que é um anti A?

Anti pode referir-se a: Anti - preposição e prefixo (do grego αντί) que significa e indica direção contrária, oposição, contrariedade ou simplesmente do contra.

Qual é o tipo sanguíneo mais comum entre os alunos de acordo com o sistema ABO?

Indivíduos com sangue AB podem receber sangue de qualquer tipo, pois não apresentam aglutininas em seu plasma. Devido a esse motivo, são chamados de receptores universais. Esses indivíduos, no entanto, podem apenas doar para indivíduos com sangue AB, pois possuem aglutinogênios A e B em suas hemácias.

Como funciona o sistema ABO?

O tipo sanguíneo em humanos é condicionado por alelos múltiplos. São quatro os tipos de sangue: A, B, AB e O. Cada um destes tipos é caracterizado pela presença ou ausência de aglutinogênio, nas hemácias, e aglutinina, no plasma sanguíneo.