EQST

O Que Traços De Talassemia?

O que é traços de talassemia?

A forma minor, ou traço talassêmico, produz um grau de anemia leve, assintomático e que pode passar totalmente despercebido. Na forma intermediária, a deficiência da síntese de hemoglobina é moderada e as consequências menos graves.

O que a talassemia pode causar?

A talassemia é uma desordem hereditária que pode causar anemia. Não é contagiosa, e sim provocada por uma falha genética, a qual leva a uma malformação da hemoglobina.

Como é a talassemia?

A talassemia acontece quando há um defeito na produção dessas globinas. As células humanas têm 23 pares de cromossomos cada, totalizando 46 cromossomos. Os cromossomos têm as informações genéticas para produzir cada parte do nosso corpo.

Quem tem talassemia pode ser doador de sangue?

58 – Pais de pacientes portadores de Talassemia e Hemofilia podem doar sangue? Sim, desde que não sejam anêmicos. Ambas são doenças hereditárias (herdadas dos pais para filhos) envolvendo o sangue (anemia e distúrbio da coagulação, respectivamente).

Qual exame para talassemia?

O diagnóstico laboratorial das talassemias é feito por hemograma e eletroforese de hemoglobina. Também é possível estudar a mutação genética específica. As cadeias produzidas em excesso formam precipitados na hemácia, lesam a membra- na e provocam destruição prematura.

O que é Talassemia Maior?

A beta-talassemia (BT) major é uma forma de BT de início precoce grave (ver este termo) caracterizada por anemia grave, necessitando de transfusões regulares de glóbulos vermelhos.

Quais os sintomas da talassemia minor?

Na alfa-talassemia menor e na beta-talassemia menor, as pessoas apresentam anemia leve sem sintomas. Na alfa-talassemia maior, as pessoas apresentam sintomas moderados ou graves de anemia, incluindo fadiga, falta de ar, palidez e aumento do tamanho do baço que leva a uma sensação de inchaço e desconforto abdominal.

Qual o tipo de alteração cromossômica acontece na beta talassemia maior?

A talassemia é um defeito da hemoglobina em seres humanos, que pode ocorrer de duas formas: Pessoas com a talassemia beta tem mutação (alteração) no cromossomo 11 e com a talassemia alfa tem a mutação no cromossomo 16. Assim, a hemoglobina não é produzida adequadamente.

Quais são os tipos de talassemia?

Este é o tipo mais frequente de talassemia no Brasil e no mundo, e é classificada em três grupos básicos: talassemia menor (ou traço talassêmico); talassemia maior e talassemia intermediária.

Como saber o tipo de talassemia?

O diagnóstico da talassemia é feito por meio de exames de sangue, como o hemograma, além da eletroforese de hemoglobina, que tem como objetivo avaliar o tipo de hemoglobina circulante no sangue.

Quem tem talassemia pode ter filhos?

Para algu- mas mulheres, ser mãe também é a realização de um sonho, já que a gestação pode ser arriscada em certos casos. De modo geral, na talassemia maior e intermediária a gravi- dez não é considerada um risco para a paciente.

Quem tem talassemia pode tomar sulfato ferroso?

Se você tem talassemia, não faz nenhum sentido tomar qualquer suplemento de ferro, pois não corrigirá a anemia. O uso de suplementos com ferro deve ser prescrito apenas em situações de deficiência de ferro, conforme o resultado de testes como a ferritina, ferro sérico e saturação da transferrina.

Quem tem talassemia pode tomar ferro?

Tomar ferro e ácido fólico está liberado. Sim, é possível que o portador de talassemia menor precise tomar estas duas suplementações. Mas é importante ter cuidado. O ferro só é indicado caso os exames mostrem que há deficiência de ferro no organismo.

Quem tem talassemia pode tomar zinco?

O zinco é um suplemento facilmente disponíveis e programas de intervenção foram efectuadas para prevenir a deficiência em pessoas com talassémia ou a anemia falciforme.

Quem tem talassemia pode tomar vitamina C?

Contra-Indicações da Vitamina C a relação risco-benefício deve ser avaliada nas seguintes situações clínicas: litíase urinária e úrica, insuficiência renal, hiperoxalúria ou oxalose, história de cálculos renais, deficiência de glicose 6-fosfato desidrogenase (doses elevadas podem produzir anemia hemolítica), talassemia ...

Qual a diferença entre talassemia alfa e beta?

As talassemias beta são mais heterogêneas do que as do tipo alfa. Caracterizam-se por uma alteração quantitativa da síntese de globinas beta e são classificadas como talassemias beta zero (ou talassemia β0) quando não há síntese de globinas, e talassemias beta mais (ou talassemia β+) quando há alguma taxa de síntese.

O que é eletroforese de hemoglobina A1 A2?

Hemoglobina A1- No adulto normal, essa hemoglobina representa cerca de 97% da hemoglobina encontrada. Hemoglobina A2- Essa hemoglobina representa 2% da hemoglobina encontrada no adulto. Hemoglobina F- Essa hemoglobina é encontrada no feto, sendo chamada de hemoglobina fetal.

Qual é a chance de um casal em que ambos apresentam talassemia minor?

No casamento de duas pessoas com Talassemia Minor, as chances de cada gravidez resultar em uma criança com Talassemia Major serão de 1 em 4. ESSA CHANCE ESTÁ PRESENTE EM CADA GRAVIDEZ. O nascimento de uma criança com Talassemia Major não significa que outra criança nascida posteriormente também não possa tê-la.

O que é anemia italiana?

A talassemia é uma doença genética do sangue de natureza hereditária (transmitida de pais para filhos). É comum em pessoas descendentes de Italianos, Gregos, Asiáticos e Africanos. A talassemia é uma doença genética do sangue de natureza hereditária (transmitida de pais para filhos).

O que é anemia micro?

Anemias microcíticas são as anemia em que as células vermelhas do sangue são menores a 80 fentolitros. O volume corpuscular médio normal (abreviado como VCM ou MCV em um hemograma) é de 80-100 fL. Quando as células são maiores a 100 fL significa que é uma anemia macrocítica.

O que é anemia Hiperproliferativa?

Se o valor do IPR for maior do que 3, diz-se que a produção está aumentada, sendo classificada como hiperproliferativa, provavelmente uma anemia hemolítica. Se o IPR for menor que 2, há um defeito na produção, uma anemia hipoproliferativa, provavelmente por falta de algum substrato (ferro, vitamina B12, folato etc.).