Ela é excelente para auxiliar na drenagem, principalmente em vasos e jardineiras. ... Além disso, por ser leve, o uso da argila expandida facilita o manuseio dos vasos. Outra vantagem é que a camada de argila expandida impede que pequenos blocos de terra entrem nos furos do vaso, bloqueando o escoamento de água.
Antes de plantar, adicione uma camada de argila expandida, tapando completamente o fundo do vaso, e uma manta de drenagem (feltro ou outro material para filtrar a água) por cima. Adicione uma camada de terra e em seguida a muda da planta. Complete o vaso com mais terra e argila expandida.
Siga conosco, confira e inspire-se!
O substrato tem que ajudar a planta, não atrapalhar Planta de folha grande, larga e fina, quase sempre as folhagens verdes, precisa de substrato mais úmido, enquanto planta que tem algum gordinho (nas folhas, no caule, no tronco, nas raízes) sempre vai preferir substrato mais seco.
O substrato serve como suporte onde as plantas fixarão suas raízes; o mesmo retém o líquido que disponibilizará os nutrientes às plantas.
Preparação da terra Escolha uma área de terra livre de pesticidas para que você possa preparar o substrato. Primeiramente, é preciso soltar bem a terra e regar completamente. Depois, com o auxílio de um plástico, cubra a terra. Coloque algumas pedras sobre o plástico para fazer peso.
O local da implantação da horta deve ser plano, com disponibilidade de água e bem iluminado, o ideal é que fique exposto ao sol de quatro a cinco horas durante o dia. Para que a terra fique fofa, ela precisa ser revirada a cerca de 15 com de profundidade e precisa estar livre de pedras, mato e qualquer tipo de lixo.
Solo solto é o mais adequado para o plantio e traz facilidade para o cultivo de hortaliças. Isso facilita não só o preparo da terra, mas também o plantio ou transplante de mudas, assim como o próprio desenvolvimento das plantas.
Casca de banana As cascas de banana têm muito potássio, assim como a fruta. Por isso, é um ótimo adubo orgânico. Triture as cascas, fazendo uma massa. Depois, é só enterrar ao redor de cada planta.
Ferver a areia lavada por 30 minutos para eliminar bactérias e microrganismos nocivos. Grãos de terra ou poeira que não se desmancharam nas primeiras lavagens, costumam desfazer-se durante a fervura. Por isso a água fica turva novamente. Lavar até a água ficar cristalina.
O húmus serve como alimento para os microrganismos e ajuda a manter a fertilidade química. Para aplicá-lo revolva a terra e misture duas colheres para os vasos pequenos; quatro para os médios e oito colheres para os grandes, depois, revolva o solo novamente.