É composto pela primeira letra do último sobrenome + o número que representa o sobrenome + a primeira letra do título da obra. Esse código serve para diferenciar livros com o mesmo assunto, além de ordená-los dentro de uma classe de assunto nas estantes.
Organize por assunto e por ordem alfabética Quando se refere a organização de uma biblioteca, o ideal é que o acervo seja separado por assunto e/ou por disciplinas. Dentro de cada seção, a organização deve ser feita em ordem alfabética para que o exemplar seja encontrado com facilidade por qualquer usuário.
Cada livro na biblioteca tem um único número de chamada, que diz onde o livro está localizado no acervo da biblioteca (é como se fosse o RG do livro, não há dois livros com a mesma localização). Os livros estão ordenados pelo número de classificação e dentro do assunto, por sobrenome do autor e por título.
Apresente a magia dos livros É fundamental que essa prática seja apresentada para o aluno de forma agradável, sem tantas cobranças no início. Esse primeiro contato com os livros na escola ajudará a formar o hábito da leitura, por isso, deve ser um momento prazeroso para a criança.
Como ler mais e melhor?
As técnicas de leitura auxiliam muitas vezes na interpretação de texto e na agilidade com que lemos certos textos. ... A compreensão, o leitor irá se deparar com informações novas ou reconhecer que já sabia. Num terceiro momento, utiliza-se a interpretação, é a resposta que você dará ao texto, depois de compreendê-lo.