Os dispositivos de bloqueio de energia possuem a função de impedir que um dispositivo de isolamento de energia saia da posição segura (energia bloqueada), desta forma prevenindo à indevida e/ou acidental energização da máquina, equipamento ou instalação (GODINHO, 2017).
Alguns exemplos são os cadeados de bloqueio elétrico, as garras de bloqueio, os bloqueios de válvulas e os bloqueios elétricos para plugues e disjuntores. Eles "atuam" de maneira preventiva, visando a saúde e a segurança do trabalhador, uma vez que eliminam os riscos imediatos de ferimentos ou danos.
O Bloqueio de Válvula Esfera, Registro (gaveta) e Borboleta pode ser utilizado em tubulações de 1/2″ a 8″ de diâmetro para bloquear válvulas esfera, válvulas registro (gaveta) e válvulas borboleta.
NR 12
Segundo a NR 12, proteção é o elemento utilizado para promover a segurança por meio de barreira física, podendo ser: Proteção fixa, que deve ser mantida em sua posição de maneira permanente ou por meio de elementos de fixação que só permitam sua remoção ou abertura com o uso de ferramentas específicas; e.
Significado de Proteção substantivo feminino Ação ou efeito de proteger; apoio, ajuda, socorro: a proteção da lei. Zelo em relação a alguém ou a algo mais frágil: proteção aos direitos das crianças; proteção aos mendigos. O que é usado para envolver algo, protegendo-o; embalagem. Medidas que privilegiam algo ou alguém.
Qual a finalidade das proteções de maquinas e dispositivos de segurança? Tem a finalidade: trabalhar, solicitar medidas, que possam reduzir, neutralizar, ou mesmo eliminar os acidentes , assim como integrar e orientar os mesmo, com meios prevencionistas sobre as condições de trabalho.
O que é uma proteção móvel? A finalidade é muito semelhante à da proteção fixa, bloquear o acesso de partes do corpo a zona perigosa da máquina ou equipamento. A única diferença é que essa proteção é facilmente removível e qualquer um pode fazer essa remoção.
Apreciação de riscos: é o processo completo que compreende a análise e a avaliação de risco. Esta etapa pode apresentar uma variedade de formas, incluindo desenhos técnicos, diagramas, fotos, imagens de vídeo.
A falta de treinamento e autorização, ausência de equipamentos de proteção individual e coletiva, inspeção e manutenção das máquinas são fatores geradores de riscos a segurança e saúde, além de interromper um processo produtivo.
A NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos estabelece as medidas de proteção para garantir a integridade física dos trabalhadores e prevenção de acidentes nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos desde a sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer ...
Maquina: é um conjunto de peças capazes de produzir movimento ou por em ação uma forma de energia para executar um trabalho. Equipamento: é qualquer máquina, aparelho ou ferramenta utilizada no trabalho para dar apoio as pessoas.
b) Dispositivos de intertravamento: São chaves de segurança eletromecânicas, com ação e ruptura positiva, magnéticas e eletrônicas codificadas, optoeletrônicas, sensores indutivos de segurança e outros dispositivos de segurança que a finalidade de impedir o funcionamento de elementos das máquinas sob condições ...
Dispositivos de segurança são aparelhos responsáveis pela interrupção da corrente elétrica, caso a intensidade dessa corrente seja maior que a suportada pelo aparelho. A consequência dessa intervenção preserva os outros elementos que constituem o circuito.
Somente uma filosofia de intertravamento é que possibilita uma sequência lógica de operações seguras que é realizado através de transferências sequenciais de Chaves dos módulos de bloqueio que, ou são retidas ou liberadas em uma ordem operativa pré-determinada e que não podem ser alteradas essas sequencias, seja por ...
Os dispositivos de segurança, associados ou não às proteções (veja mais no próximo tópico) são encarregados de reduzir os riscos de acidentes e de outros agravos à saúde.
Conheça alguns tipos de dispositivos e sistemas para proteção em máquinas na indústria
Um dispositivo eletrônico é um conjunto de pequenas unidades e atuadores. O equipamento que fabrica essas unidades também é um conjunto de pequenos atuadores.