A prometazina é um anti-histamínico indicado para o prevenir o surgimento de náuseas e vômitos durante viagens ou no pós operatório, ou para o tratamento de reações alérgicas ou anafilaxia, pois age bloqueando a liberação de histamina no cérebro e na medula espinhal, resultando em um efeito antiemético, antialérgico e sedativo.
O Cloridrato de Prometazina tem sido utilizada, por vezes, em associação com outros medicamentos, como um medicamento para sedação em diferentes situações. Estudo realizado por Huf et al (2007) demonstrou que o uso do Cloridrato de Prometazina associada ao haloperidol mostrou-se superior ao haloperidol isolado para causar uma rápida sedação em pacientes com distúrbios psiquiátricos. O uso do Cloridrato de Prometazina como medicação pré-anestésica mostrou-se segura e efetiva quando associado a um opióide para uma sedoanalgesia em pacientes submetidos à ressecção transuretral de próstata com anestesia local (Chander, 2000). O uso do Cloridrato de Prometazina também tem sido descrita com boa ação em pacientes sob cuidados paliativos (Rosengarten, 2009) e como medicação associada ao hidrato de cloral para sedação em pacientes submetidos a tratamento dentário (Dallman, 2001).
Fenergan é indicado no tratamento dos sintomas das reações anafiláticas (reação rápida e progressiva a uma substância) e reações alérgicas. Graças à sua atividade antiemética (proporciona alívio de náuseas e vômitos) é utilizado também na prevenção de vômitos do pós-operatório e dos enjoos de viagens.
Esse remédio age bloqueando a liberação de histamina no cérebro e na medula espinhal, reduzindo os sintomas de alergia, e a produção de ácido pelo estômago, que é responsável pela resposta de náusea e vômito do organismo. Além disso, por agir no cérebro, a prometazina causa leve sedação, sendo por isso indicada antes de cirurgias.
Fenergan não deve ser utilizado em pacientes com conhecida hipersensibilidade (alergia) à prometazina ou outros derivados fenotiazínicos (grupo de medicamentos da prometazina) ou a qualquer componente da fórmula, assim como aos portadores de discrasias sanguíneas (distúrbios da coagulação do sangue) ou com antecedentes de agranulocitose (caracterizada por uma grande redução do número de células do sangue chamadas granulócitos) com outros fenotiazínicos, em pacientes com risco de retenção urinária ligado a distúrbios uretroprostáticos (relacionados à uretra – canal que conduz a urina, e próstata – glândula do sistema reprodutor masculino) e em pacientes com glaucoma de ângulo fechado (doença que atinge as células da retina – olhos).
Fenergan é excretado no leite materno. Existem riscos de irritabilidade e excitação neonatal.
Essa medicação é de aplicação exclusivamente intramuscular (direto no músculo) e precisa de orientação e prescrição médica prévia. Normalmente, apenas é utilizada em casos mais graves ou quando, por algum motivo, a pessoa não pode usar as outras versões do remédio.
A receita dos remédios de tarja vermelha pode ficar retida na farmácia em alguns casos, como quando se trata de antibióticos ou medicações de uso psiquiátrico (como os ansiolíticos).
Estudo randomizado, duplo-cego avaliou a eficácia do Cloridrato de Prometazina e ondansetrona utilizadas por via endovenosa em casos agudos de náuseas e vômitos. O Cloridrato de Prometazina demonstrou ação com 30 minutos após ser aplicada por via endovenosa e foi eficaz na redução de náuseas e vômitos (Braude, Crandall, 2008). O Cloridrato de Prometazina é considerada uma medicação adequada quando se deseja a melhora da náusea e vômito associada a uma sedação do paciente (Patanwala et al. 2009).
Sendo assim, quando entra no organismo, o Fenergan opõe os efeitos da histamina e combate os sintomas do quadro alérgico. Nesse sentido, destaca-se que a bula indica o tempo de ação do remédio como sendo de 20 minutos e normalmente durando entre 4 e 6 horas.
Além disso, também conta com ação antiemética, o que significa que pode proporcionar alívio a sintomas como náusea e vômito. Como, por exemplo, em casos de pós-operatório, viagens, gravidez e quimioterapia.
Fenergan pode secar ou tornar as secreções pulmonares mais espessas e prejudicar a expectoração. Logo, deve ser utilizado com precaução em pacientes com asma, bronquite ou bronquiectasia.
Converse com seu médico caso você apresente epilepsia para que ele realize um monitoramento clínico e eventualmente eletroencefalográfico.
Não há dados suficientes sobre alterações na formação do feto devido ao uso deste medicamento durante a gravidez. Por isso, durante a gravidez, Fenergan deve ser usado apenas sob orientação médica, avaliando-se sempre a relação risco-benefício.
A apresentação em comprimidos do Fenergan é aquela que, assim como a versão injetável, é indicada para as mais amplas formas de uso do remédio. De maneira que pode tratar desde simples crises alérgicas, até reações anafiláticas ou ter seu uso como pré-anestésico.
A associação com álcool aumenta os efeitos sedativos dos anti-histamínicos H1. Por isso, recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e de medicamentos contendo álcool durante o tratamento.
Fenergan não deve ser utilizado em pacientes em coma ou sofrendo de depressão do Sistema Nervoso Central por qualquer causa.
O Cloridrato de Prometazina tem sido demonstrada como uma medicação eficaz na inibição das vias da dor e tem sido utilizada como uma medicação pré-anestésica. Estudo realizado por Chia et al (2004) demonstrou em um estudo duplo-cego, randomizado, com mulheres submetidas a histerectomia abdominal total, que o uso pré-operatório do Cloridrato de Prometazina reduziu o consumo pós-operatório de morfina, comparado aos pacientes que receberam placebo. Além disso, os pacientes do grupo do Cloridrato de Prometazina apresentaram, nas 24 horas iniciais, uma incidência menor de náuseas e vômitos pós-operatórios.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Além disso, é importante não cobrir a área da pele tratada, a menos que tenha sido orientado pelo médico, pois cobrir a pele pode aumentar a absorção da pomada e causar efeitos colaterais.
A prometazina pomada, ou Creme Dermatológico Fenergan, pode ser usada por adultos ou crianças com mais de 12 anos, aplicando uma fina camada da pomada sobre a pele com alergia, de 3 a 4 vezes ao dia, ou conforme indicação do médico.
O Fenergan em pomada (creme) pode ser usado tanto por adultos quanto crianças, sendo recomendado para uso tópico em casos de alergias que acometem a derme (exclusivamente, ou não), bem como seus sintomas (como coceira, por exemplo).
Cloridrato de prometazina é indicado no tratamento dos sintomas das reações anafiláticas (reação rápida e progressiva a uma substância) e reações alérgicas. Graças à sua atividade antiemética (proporciona alívio de náuseas e vômitos) é utilizado também na prevenção de vômitos do pós-operatório e dos enjoos de viagens.
A prometazina é um derivado fenotiazínico de cadeia lateral alifática, que possui atividade anti-histamínica, sedativa, antiemética e efeito anticolinérgico. A ação geralmente dura de quatro a seis horas. Como um anti-histamínico, ele age por antagonismo competitivo, mas não bloqueia a liberação de histamina.
O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.
O Omeprazol é um dos medicamentos mais utilizados em todo o mundo e é popularmente conhecido como “protetor gástrico”.
1 – Coma maçã: A maçã ameniza a produção de ácidos no estômago e também é capaz de reduzir a sensação de queimação. Em poucos minutos ela pode neutralizar os ácidos estomacais. 2 – Beba água: o mais simples e um dos mais eficazes remédios naturais.