Quando se adiciona ácido bromídrico na solução-tampão, há um acréscimo do íon H+, que já existe no meio. Esse íon irá interagir com o ânion Br-, formando HBr. O aumento da quantidade de bromídrico desencadeará o aumento de sua ionização e a reposição dos íons Br-. Por isso, o pH permanece inalterado.
Adição de uma pequena quantidade de ácido forte: Isso deslocará o equilíbrio de dissociação da base para a direita. Assim, a variação de pH (se houver) será muito pequena, porque a concentração dos íons OH- permanece constante. O efeito tampão irá cessar quando toda a base for dissociada.
Por sua origem, os solos no Brasil podem ser naturalmente ácidos em função da pobreza do cálcio, magnésio, potássio e sódio em seu material de origem, as chamadas bases de solo. ... Esta acidificação ocorre também pela remoção do cálcio e magnésio do solo, extraídos pelas culturas para seu desenvolvimento e produção.
Os solos tropicais são naturalmente ácidos, em razão da pobreza do material de origem ou devido aos processos de gênese. Além disso, o manejo das áreas agrícolas pode conduzir os solos à acidificação. ... uso da calagem pela introdução de calcário no solo.
Além de corrigir o pH, diminuindo a acidez do solo, a calagem fornece cálcio e magnésio para as plantas, aumenta a CTC (Capacidade de troca catiônica) e melhora o aproveitamento de nutrientes pelas plantas. Contudo, a calagem vai muito mais além que a correção da acidez do solo.