O estudo do diagrama de fases permite-nos compreender porque variações do teor de carbono nos aços resultam na obtenção de diferentes propriedades, e dessa maneira, possibilitam a fabricação de aços de acordo com propriedades desejadas.
Tanto os aços como os ferros fundidos, que são os principais materiais estruturais em toda e qualquer cultura tecnologicamente avançada são essencialmente ligas ferro-carbono. 2,0% de carbono são chamadas aços e acima deste teor, ferros fundidos. conhecida como ferrita, ou ferro α.
Em virtude das velocidades de resfriamento vigentes no processamento dos aços serem elevadas em relação as condições de equilíbrio, o diagrama empregado como ferramenta para o estudo de aços ao carbono e ferros fundidos brancos é o diagrama Fe - Fe3C.
- aço-carbono ou «liga Fe-C contendo geralmente 0,006 % até 2,0 % de carbono além de certos elementos residuais resul- tantes dos processos de fabricação»; - aço-liga ou «aço-carbono que contém outros elementos de liga ou apresenta os elementos residuais em teores acima dos que são considerados normais».
Fi g. 207 – Diagrama de equilíbrio Fe-C. ... - ao resfriar lentamente uma liga binária Fe-C com teor de carbono correspondente à liga eutética (ponto C), verifica-se que, exatamente no ponto C, a mesma se solidifica, havendo em equilíbrio duas fases: austenita de um lado e Fe3C (cementita) do outro lado.
Uma liga com composição à esquerda do ponto eutetóide (que contenha entre 0,02 e 0,76%p de C) é conhecida como liga hipoeutetóide. i é uma fotomicrografia de um aço com 0,38%p de C (hipoeutetóide), que possui uma microestrutura composta por perlita e ferrita proeutetóide. ...
Primeiramente é questionado sobre a diferença entre os aços hipoeutetoides e os hipereutetoides e essa diferença se dá justamente na concentração de carbono que para os aços hipoeutetóides temos uma concentração de carbono menor eu no eutetóide, enquanto que a o hipereutetoide tem concentração maior de carbono do que ...
hipereutetóide (aço de alto teor de carbono com composição química, em peso, de: 0,76% C, traços de Si, Mn, S e P).
carbono são chamadas aços e acima deste teor, ferros fundidos. hipoeutetoide Co(contem menos que 0,76 wt% C) resfriado da região da austenita até abaixo da temperatura eutetoide. (contem entre 0,76 e 2,14 wt% C) resfriado a partir da região do campo da austenita até abaixo da temperatura eutetoide.
Apresenta a ferrita como fase Proeutetóide. Durante o resfriamento a composição da ferrita se altera muito pouco (linha M N), tornando-se ligeiramente mais rica em carbono. ... – Representação esquemática das microestruturas para uma liga de Fe-C de composição eutetóide (0,76%C) acima e abaixo da temperatura eutetóide.
2- Qual a diferença entre fases de equilíbrio e fases metaestáveis. R: Na fase de equilíbrio as características não mudam com o tempo, já na metaestável o equilíbrio nunca e alcançado havendo uma lenta mudança com o tempo.
Fase é a parte do sistema de composição e propriedades físicas uniformes. ... Um constituinte é toda espécie química (íon, molécula) existente no sistema, enquanto o componente é uma espécie química independente. Por exemplo, seja um sistema no qual se estuda a decomposição do carbonato de lítio.
A classificação se baseia na composição química do aço, sendo os dois primeiros algarismos, a classe do aço (1020) e os dois últimos (1045), o teor médio de carbono, que pode variar entre 0,05% e 0,95% de carbono. ... E o número 20 significa 0,20% percentual médio de carbono.
Transformação com ausência de difusão. Não há transformação isotérmica – formação de martensita pára com a parada do resfriamento. A martensita é dura, resistente e frágil porque não possui estrutura cúbica (é tetragonal) e todo o C permanece em solução sólida. Quanto maior a % de C, maior será a dureza da martensita.
A perlita não é uma fase, mas uma combinação geométrica das fases alfa e Fe3C (ferrita e cementita). A perlita é um sanduíche formado por minúsculas camadas de ferrita e cementita. ... Na composição correspondente ao teor de 0,76%C – dita eutetóide – a perlita compõe 100% da microestrutura, Figura 6-7.
Perlita: Formada por uma mistura eutetóide de duas fases, ferrita e cementita, produzida a 723 ºC quando a composição é de 0,8 %. ... A perlita é mais dura e resistente que a ferrita, porém mais branda e maleável que a cementita. Apresenta-se em forma laminar, reticular e globular.
Perlita é Muito Usada Como Substrato para Plantas Devido a Sua Alta Capacidade de Aeração do Solo. Cada Partícula da Perlita é Composta por Pequenas Células de ar Que Não Absorve Água, Mas Que a Retém Em Seu Exterior.
Como usar em vasos e canteiros O uso, para plantas que não necessitam de umidade como os cactos, suculentas e rosas do deserto é feito misturando 25 a 30% de Perlita Expandida Adube.me com terra/substratos, melhorando a aeração (deixando bem solto) e a drenagem.
Usando areia numa boa granulometria pode substituir perlita ou isopor.
A Perlita Expandida é um substrato especial que proporciona uma maior oxigenação e menor retenção de líquidos em seus cultivos, mantendo ótimos níveis de umidade e temperatura, permitindo uma rápida germinação e aumentando a capacidade de aderencia das raízes.
A turfa é um material de origem vegetal, formado basicamente por Spaghnum, um grupo de musgos. É muito comum encontrar turfa misturada com a perlita, haja visto que a junção dos dois substratos gera inúmeros benefícios ao seu cultivo.
Turfa e Perlita podem ser compradas na Green Power:
Enquanto a vermiculita possui uma alta capacidade de retenção de água e vai liberando esta umidade à medida que o substrato estiver seco, a perlita apenas retém água em sua superfície e não prejudica a manutenção da umidade, contribuindo ainda mais para que as raízes tenham aporte necessário de água e oxigênio.
Pode se utilizar como combustível para aquecimento doméstico. Além disso, a Turfa também é utilizada para recuperar ambientes degradados, e como absorvente de hidrocarbonetos, isso faz com que seja um dos produtos mais utilizados em todo mundo, para prevenir e combater derramamentos de derivados do petróleo.
A vermiculita é um substrato ou condicionador com diversas utilidades. Pode ser utilizada pura para germinação de sementes e produção de mudas ou misturada com a terra, para melhorar as propriedades do solo. ... Constitui-se também num elemento condicionador de solos, muito utilizado como substrato.
Em todo o mundo, a turfa é utilizada para absorver e encapsular hidrocarbonetos, sendo um dos mais avançados produtos do mundo para prevenir e combater derramamentos de derivados de petróleo e similares com hidrocarbonetos.
Turfeiras são genericamente ecossistemas em que o nível da água se encontra à superfície ou perto desta e em que o encharcamento é suficientemente prolongado para promover processos típicos de solos mal drenados como o desenvolvimento de vegetação hidrófitica (adaptada a condições de encharcamento) e a promoção da ...
A turfa é o tipo de material orgânico resultante da decomposição da vegetação que se acumula no solo e pode alcançar vários metros de profundidade, tornando-se altamente inflamável. “Essa matéria orgânica é um tapete sob o solo do Pantanal. Isso queima igual cigarro.
A turfa é uma substância formada por vegetais, em terrenos muito úmidos. Nesse sentido, verifica-se sua alta importância ambiental, uma vez que é capaz de restaurar os solos, de modo a garantir um melhor desenvolvimento de raízes, aumento da capacidade de retenção dos nutrientes, dentre outros fatores.
Significado de Turfa substantivo feminino Mineralogia Espécie de hulha de formação recente, de cor escura, leve, esponjosa, produzida por matérias vegetais carbonizadas.