Portanto, o objetivo central da história deixa de ser o estudo do passado para ser o estudo da relação entre o presente e o passado, nas suas relações de continuidades e mudanças. ... O passado torna-se passado quando estabelece com ele relações de mudanças.
Os bandeirantes eram homens gananciosos (não necessariamente no mal sentido) que se organizavam em grupos e se dirigiam ao interior do Brasil, buscando metais preciosos, destruindo quilombos, capturando índios para a escravidão, mais raramente destruindo missões e reduções jesuítas com o objetivo último (capturar ...
As Bandeiras organizadas pelos habitantes de São Paulo, com o mesmo propósito, foram motivadas a penetrar no sertão brasileiro, favorecidas pela situação geográfica da vila e pelo curso dos rios da região, que facilitavam a exploração do interior.
Acabaram achando minas de ouro em certa terra, seu nome hoje é Minas Gerais devido a isso. Os bandeirantes foram muito além da fronteira do Tratado de Tordesilhas e do Brasil, isso ajudou na expansão colonial principalmente pelo conhecimento de novas terras em um território até então conhecido apenas pelo seu litoral.
As “Entradas e Bandeiras” foram expedições de desbravamento com finalidades estratégicas e econômicas, realizadas pelo interior do Brasil Colônia entre os séculos XVII e XVIII. Com efeito, estas incursões garantiram a expansão e conquista do território brasileiro.
Resposta: As bandeiras podem ser classificadas em : A presamento- É do tipo de apresador,para capturar os índios com objetivo de vender escravos. Prospecçao - É do tipo prospector ,ou seja, voltadas para busca de pedras ou metais preciosos.
Os bandeirantes - os homens que participavam das bandeiras e entradas - eram principalmente paulistas, que, entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, destruição de quilombos, aprisionamento de indígenas, mapeamento de territórios e na procura de pedras e metais preciosos.
Durante muito tempo, os bandeirantes foram encarados como "heróis". ... Essa imagem heróica acabou dando lugar a outra, oposta: os bandeirantes teriam sido bandidos crueis e sanguinários, que saqueavam aldeias indígenas, matando crianças, violentando mulheres e escravizando os índios.
Os bandeirantes são considerados heróis da história nacional pois foi através das suas expedições, conhecidas como bandeiras, que o território foi explorado e também mantido, pois encarregavam-se de descobrir novas terras e riquezas.
Podemos descrever a relação dos bandeirantes com os indígenas como sendo violenta e desproporcional, ou seja, temos de partir do contexto histórico onde bandeirantes usavam da violência para capturar, prender, abusar e escravizar dos nativos indígenas brasileiros.