As caraterísticas do arcadismo refletem a simplicidade por meio da exaltação na natureza proposta pelos arcadistas. Dessa forma, os escritores árcades estavam preocupados em demostrar uma vida simples e tranquila, longe dos centros urbanos.
Principais autores brasileiros: Santa Rita Durão, Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga e Inácio José de Alvarenga Peixoto.
Os principais autores do Arcadismo são: Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão e Basílio da Gama.
Os principais autores do arcadismo português foram:
Resposta. Resposta: No Barroco predominava o teocentrismo (Deus no centro de tudo), tendo como principal característica a dúvida, havia o conflito entre Deus e os homens. ... No Arcadismo ou Classicismo o homem não quer viver em conflitos e retorna ao campo.
O Arcadismo (ou Neoclassicismo) surge em 1756 com a fundação da Arcádia Lusitana: movimento de reação ao Barroco. O Arcadismo procurava restabelecer o equilíbrio, a harmonia e a simplicidade da literatura renascentista, rompida pelo período da contra-reforma protestante.
O Arcadismo no Brasil foi fortemente influenciado pela corrente de pensamento chamado Iluminismo, cujo período de seu aparecimento foi atribuído como “o século das luzes” despontando na Europa, primordialmente, na Inglaterra e na França.
Resposta: A principal influência do iluminismo, principalmente francês, pôde ser notada no processo de Inconfidência Mineira (1789). Alguns inconfidentes conheciam as propostas iluministas e usaram como base para fundamentar a tentativa de independência do Brasil.
O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. ... Emblemático, nesse sentido, foi o fato de a eclosão do movimento ter sido agendada justamente para o dia em que se esperava que o governador da Capitania de Minas Gerais, visconde de Barbacena, ordenasse a cobrança da derrama.
A Conjuração Baiana foi uma das rebeliões da América portuguesa influenciadas pela Revolução Francesa e pelas ideias iluministas de “liberdade, igualdade e fraternidade”.