Vinicius de Moraes, nascido Marcus Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980), foi um poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor brasileiro.
Vinicius se casou nove vezes. Dessas relações teve cinco filhos: Suzana, Pedro, Georgiana, Luciana e Maria, que criaram uma empresa, a VM Cultural, para administrar os direitos autorais do pai.
O poeta teve nove esposas e incontáveis casos. A primeira companheira foi Beatriz Azevedo de Mello, a Tatí, com quem se casou por procuração em 1939, quando tinha 26 anos. Tiveram dois filhos, Suzana e Pedro.
Susana de Moraes
Junto a Edu Lobo, venceu o Primeiro Festival Nacional de Música Popular Brasileira com a música "Arrastão". Participou de shows com importantes personalidades da música, como Chico Buarque de Hollanda, Elis Regina, Dorival Caymmi, Maria Creuza, Miúcha e Maria Bethânia.
Vinicius de Moraes também é conhecido como “poetinha”, apelido dado pelo seu grande parceiro Tom Jobim, com quem escreveu a música brasileira mais famosa do mundo e um dos ícones da Bossa Nova, “Garota de Ipanema”.
Vida e Obra de Vinicius de Moraes. Vinicius de Moraes foi um poeta, dramaturgo, escritor, compositor e diplomata brasileiro. É autor de “Soneto de Fidelidade”, uma das mais importantes obras da literatura Brasileira, da peça “Orfeu da Conceição”, e ainda, um dos precursores da Bossa Nova no Brasil.
Vinicius de Moraes (1913-1980) foi um poeta e compositor brasileiro. ... Além de ter sido um dos mais famosos compositores da música popular brasileira e um dos fundadores, nos anos 50, do movimento musical Bossa Nova, foi também importante poeta da Segunda Fase do Modernismo. Foi também dramaturgo e diplomata.
9 de julho de 1980
19 de outubro de 1913
Rio de Janeiro
Gávea, Rio de Janeiro, Brasil
Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil
Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil
Hospital Mount Sinai, Nova Iorque, Nova York, EUA
8 de dezembro de 1994
Tom Jobim também compôs sozinho alguns clássicos, como "Corcovado" (1960), "Samba do Avião" (1963) e "Lígia" (1973). É também autor de inúmeras canções inspiradas na natureza, como "Wave" (1969) e "Águas de Março" (1972).
A versatilidade da obra do maestro soberano se funde com o artista. Antonio Carlos Jobim foi compositor, pianista, arranjador, cantor e violonista e completaria 93 anos em janeiro deste ano.
Antônio Carlos Jobim
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, Tom Jobim, foi um compositor, violonista, pianista, flautista, arranjador e produtor brasileiro. Gravou mais de trinta discos, foi um dos inventores da Bossa Nova e é considerado um dos maiores nomes da música mundial no século 20.
67 anos (1927–1994)
25 de janeiro de 1927
67 anos (1927–1994)
Rio de Janeiro
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim
Frases de Tom Jobim