EQST

O Que O Selo Aqua?

O que é o selo Aqua?

O selo AQUA é a primeira norma brasileira que certifica construções sustentáveis. Seu objetivo é criar uma competitividade sustentável entre os empresários brasileiros.

O que é o selo de sustentabilidade?

Os selos de sustentabilidade são certificações que comprovam metodologias e processos envolvidos no desenvolvimento de produtos e infraestruturas sustentáveis na empresa certificada. Cada selo possui um objetivo, uma sistemática, um tipo de validação e um público alvo.

O que é preciso para obter o selo verde?

Para conseguir um selo verde, a empresa deve obter um laudo técnico de instituições de pesquisas cadastradas, garantir os percentuais mínimos de 82% para papelão, 54% para plástico, 89% para papel e 80% de matéria-prima com recursos sólidos provenientes da construção civil.

O que é Certificação Verde?

Certificação ambiental é uma garantia para o consumidor e atesta que os produtos possuem diferencial produtivo relacionado a uma maior qualidade ambiental. As empresas certificadas demonstram que tomam todas as medidas de proteção ambiental desde a aquisição da matéria prima até a disposição de seus resíduos.

O que é Certificação socioambiental?

A certificação socioambiental é um instrumento econômico válido e viável para diferenciar produtos e produtores de acordo com certos valores e critérios, com vistas a superar barreiras não-tarifárias vigentes no comércio internacional de mercadorias, obtendo preços adequados junto aos consumidores mais exigentes, tanto ...

Quem concede o Selo Verde?

Os Selos são emitidos pela Eletrobrás após a avaliação realizada por um Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) pelo Inmetro, com escopo de Eficiência Energética em Edificações. PBE EDIFICA: também criado pela Fundação Vanzolini, tem o objetivo de avaliar a edificação pelo seu nível de eficiência energética.

Quais são as principais recomendações da ISO para os rótulos ambientais?

O Rótulo Ecológico – Qualidade Ambiental da ABNT segue as normas ABNT NBR ISO e ABNT NBR ISO sendo classificado como um selo de Tipo I, ou seja, que leva em consideração a avaliação do ciclo de vida do produto, em todas as etapas do processo: extração de recursos, fabricação, distribuição, ...

Quais tipos de rótulos ambientais levam em conta a avaliação do ciclo de vida ACV )?

Resposta:os rótulos que levam em conta a Avaliação do Ciclo de Vida do produto são os do tipo III ISO 14025. ... Além disso, esse tipo de rotulagem exige a ACV como requisito ao selo ambiental.

Quais são os selos de sustentabilidade?

Conheça 5 selos de sustentabilidade na construção civil

  • Selo AQUA-HQE. O selo foi desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) e aplicado no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini. ...
  • AQUA SOCIAL. ...
  • Selo LEED. ...
  • PROCEL Edifica. ...
  • Selo Casa Azul.

O que é o certificado LEED?

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma ferramenta de Certificação que busca incentivar e acelerar a adoção de práticas de construção sustentável.

Quais são as três diretrizes de certificação da sustentabilidade?

São eles: accountability ou responsabilização; transparência; comportamento ético; respeito pelos interesses das partes interessadas; respeito pelo estado de direito; respeito pelas normas internacionais de comportamento; respeito aos direitos humanos.

São normas de certificação de responsabilidade social?

Conhecendo as normas SA 8000 e NBR 16001 A SA 8000 é uma norma de certificação internacional que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas de responsabilidade social no local de trabalho. Pode ser aplicada a qualquer empresa, de qualquer tamanho.

Quais são as principais necessidades mercadológicas que levam uma organização a implantar a ISO 26000?

Nesse caso, devem ser levados em conta 7 pilares distintos, sendo eles:

  • Envolvimento comunitário e desenvolvimento.
  • Direitos humanos.
  • Meio ambiente.
  • Questões de consumo.
  • Governança organizacional.
  • Práticas leais de operação.
  • Práticas do trabalho.