Quantidade é uma propriedade que existe em magnitude e acumulação e que designa tudo aquilo que pode ser medido ou contado, que é susceptível de aumentar ou diminuír e que possui uma substância e forma. ...
Objetivo Geral Fazer com que identifiquem os números e estabeleçam suas relações com a quantidade. Objetivos Específicos - Identificar e nomear os números de 0 a 10 - Estabelecer a relação/ correspondência do numero e a quantidade - Possibilitar o desenvolvimento das percepções visuais, auditivas e sensório-motoras.
Como podemos fazer isso?
Como jogar: Espalhe as cartas com os números virados para cima. Agora você e a criança precisam encontrar os pares. Quem achar o maior número de pares ganha o jogo. Aproveite para fazer a criança contar a quantidade de símbolos e mostre a ela a relação da quantidade com o número.
Com a criança pequena, devemos começar trabalhando com a quantidade, atividades que envolvam a noção do + 1. Só através do concreto ela poderá perceber que dentro do 3 tem o 2, que dentro do 2 tem o 1. Um exemplo para esta assimilação são os jogos de compra.
Sugestões de Trabalho
1 é o primeiro e o menor inteiro positivo. Às vezes também é considerado o primeiro da sequência infinita de números naturais, seguido por 2, embora por outras definições 1 seja o segundo número natural, seguindo 0.
Cada criança deve fazer algum desenho com a massinha, fixar o número e espetar a quantidade de palitos relacionada ao número. A variação do número vai depender da idade e série das crianças. Você também pode sugerir que façam cobrinhas com massinha de modelar e preencham os números no papel.
Sequência numérica usando objetos Comece mostrando vários objetos uniformes horizontalmente. Demonstre como combinar um número para cada objeto. Diga cada número ao colocá-lo em sequência. Em seguida, peça aos alunos que correspondam cada número, em ordem, aos objetos.
Propósito: Verificar se alunos conseguem relacionar a quantidade de crianças à quantidade de cadeira e observar a forma como eles fazem isso. Retomar conhecimentos prévios de contagem e pareamento.
Na matemática, a sequência numérica ou sucessão numérica corresponde a uma função dentro de um agrupamento de números. De tal modo, os elementos agrupados numa sequência numérica seguem uma sucessão, ou seja, uma ordem no conjunto.
Recitar a série numérica oral envolve dizer a série de números fora de uma situação de enumeração. Contar é utilizar a série em uma situação de enumeração, isto é, estabelecer uma correspondência termo a termo entre os nomes dos números e os elementos a serem contados.
Significado de Récita Espetáculo teatral de declamação, canto etc.
Quantificar é um verbo que se refere à ação de enunciar uma quantidade. Quantitativo, por conseguinte, consiste na expressão de uma magnitude/grandeza através de números. ... Algo muito importante sobre quantificar é que esse processo é muito importante tanto para a matemática quanto para a ciência.
Conceder um valor que se consegue medir (mensurar): quantificar uma descrição.
O que é quantificar? – Determinar quantidade de elementos de um determinado conjunto. O que é contar? ... aos objetos é irrelevante para se determinar a quantidade.
É um procedimento que permite quantificar um grupo de objetos para determinar quantos são. A aquisição desses diferentes conhecimentos envolvidos na atividade de contar se inicia por volta dos 2 anos e se desenvolve até por volta dos 8 anos. É um processo paulatino que excede a Educação Infantil.
Como citado anteriormente, a principal função dos números é a de quantificar as coisas. Ou seja, contar o que for necessário à medida que as atividades que estão sendo realizadas exigem isso. ... A segunda função dos números é a de se classificar e indicar a posição de um objeto conforme uma ordem estabelecida.
Quando a criança acertar a quantidade peça que represente com os dedinhos e depois pedir para identificar no painel que contém os numerais. Pode Trabalhar uma semana com cada número.
Peça que tracem o número 2 seguindo o pontilhado e, em seguida, utilizando a contagem circulem os grupos que contém dois elementos no grupo. Incentive as crianças a colorirem o número 2 ou utilizar materiais diversos como algodão, papéis picados, grãos, glitter, cola colorida, serragem, etc. para cobrir o número.
Mostre os livros das parlendas conhecidas pelo grupo que você vai ler. Exponha também as ilustrações que representam e antecipam a parlenda escolhida por você. Permita que as crianças elejam qual parlenda será lida primeiro. A partir das imagens, pergunte às crianças, se elas se lembram do que trata a parlenda.
Para se trabalhar as parlendas e instigar o interesse dos alunos sobre o tema, a sugestão é iniciar com brincadeiras cantadas, como “Corre cutia”, por exemplo. A partir deste entusiasmo, elaborar um texto instrucional. Para isso, pergunte aos alunos quem já brincou de “Corre cutia” e quem conhece a letra da música.
Estratégias e recursos da aula
A parlenda é um texto que fascina e envolve a criança, pois possibilita a aprendizagem da língua de forma lúdica, associada a jogos, brincadeiras e expressão corporal. As palavras se “juntam” de forma ritmada, musical e muitas vezes engraçada.
As parlendas encantam as crianças pelas rimas e versos cantados em brincadeiras e músicas. Fazem parte da linguagem folclórica presente na cultura popular e são transmitidas oralmente através das gerações. ... É fundamental que a criança tenha acesso a diversas formas de expressão, exercitando a atividade simbólica.
Apoie as iniciativas de investigação em relação ao ambiente. Em seguida, apresente ao grupo a parlenda “Um, dois, feijão com arroz”, fazendo movimentos com os saquinhos de voal ou tule contendo arroz e feijão, gesticulando as mãos ao dizer os números.
Mas o forte da parlenda são as inversões de sentido entre verbo e substantivo (pia, do verbo piar e pia, utensílio doméstico…) e o inusitado da situação, bem como o divertido tratamento dado ao texto. Quando o texto traz um certo grau de dificuldade em sua pronúncia, a parlenda pode ser chamada de “trava-língua”.