Como Cuidar Das Orquídeas Cattleya
Débora, pode cortar, sim, mas isso não será suficiente para tratar a planta. O segundo passo é trocar todo o substrato em que a orquídea está, lavar bem as raízes, cortar as partes doentes e replantá-la num vaso com substrato novo. ...
A primeira opção é a orquídea produzir uma nova haste. Se isso acontecer, basta cortar a haste que secou e continuar regando a sua orquídea, que ela voltará a dar flores no seu tempo! Não se esqueça de cortar a haste com uma tesoura limpa e com um corte diagonal.
Neste caso, é interessante cortar a haste por completo, de modo a impedir uma nova floração logo em seguida – o que somente debilitará ainda mais a planta. Cortar a haste por completo é uma forma de dar um período de descanso à orquídea e proporcionar uma nova e revigorada floração no ano seguinte.
As raízes mortas ficam secas e amarronzadas, já as vivas são esbranquiçadas. Quando for cortar as partes mortas, evite cortar qualquer parte viva, pois você poderá causar uma infecção. Procure fazer a poda somente com tesouras esterilizadas com álcool a 70% para evitar o contágio de doenças de plantas.
Raízes secas podem sim ser cortadas para a planta ficar mais bonita, mas você deve escolher bem para saber qual é a raiz que está morta mesmo. As raízes secas ficam secas e amarronzadas, já as vivas são esbranquiçadas.
Aí, o jeito é tirar a planta com o maior cuidado do vaso velho, lavar bem as raízes para eliminar o substrato antigo e colocá-la num vaso novo, que tenha pelo menos uns três dedos de espaço na frente para a planta crescer.
Borrife a folhagem nos dias mais secos e mantenha a terra sempre úmida, nunca encharcada. Também vale prestar atenção à adubação, pra que elas … Sempre encontro vários bichinhos nas minhas plantas e no substrato.
Se a planta ainda estiver no vaso em que foi comprada, pode replantá-la em substrato novo, uma mistura de casca de pinus, chips de coco e pedacinhos de carvão. Depois, é só adubar com um NPK toda semana que ela logo ficará bonita de novo.
O Que Fazer Para Recuperar Orquídea Que Está Morrendo?
Mas felizmente, as orquídeas começam a nos dar sinais de que algo não vai bem muito antes de adoecer ou morrer. Como por exemplo, raízes amareladas, alaranjadas ou escuras; folhas manchadas ou muito escuras, enrugadas, amolecidas ou com aspecto muito diferente do de costume; e falta de crescimento e florescimento.
Retire a orquídea do vaso, tomando cuidado especial com as raízes; Se a sua planta conta com hastes de flores (laterais) e se encontra apodrecida ou afogada, o mais provável é que ela já não tenha nenhuma flor, ainda que pode ser que ela esteja começando a formar novas.
Borrife as orquídeas com uma colher de sopa de vinagre de maçã ou de leite de magnésia diluída em um litro de água – faça no final da tarde ou de manhã muito cedinho, para o sol não queimar as folhas recém-borrifadas.
Corte as partes doentes com uma tesoura esterilizada na chama do fogão (espere a lâmina esfriar) e polvilhe canela em pó nas cicatrizes. A partir daí, a planta estará pronta para começar um tratamento com fungicida, uma vez por semana, até que o novo broto de folhas apareça.
Elas são sensíveis e logo reagem a vários tipos de problemas pelos quais a orquídea pode estar passando. Ficar atento às folhas da sua planta pode ajudar a solucionar um problema antes que ele se torne mais grave. É como se sua planta estivesse se “esticando” para alcançar mais luz. ...
Regue, preferencialmente, antes do nascer e depois do pôr-do-sol. Ao aguar, cuidado com a quantidade: as orquídeas detestam o acúmulo de água no vaso. Por isso, se você irrigou pela manhã, antes de molhá-la no final do dia, cheque a umidade no substrato e repita o processo apenas se constatar secura.
O verdadeiro motivo: A explicação científica para o apodrecimento das raízes das orquídeas Phalaenopsis está na formação de suas células, que é muito diferente da maioria das plantas comuns, que apenas contêm raízes com “canudinhos” que simplesmente sugam a umidade da terra.
Como recuperar orquídeas com folhas murchas? Primeiramente o ideal é fazer a troca do substrato da sua orquídea e aplicar semanalmente o fertilizante NPK- ou PK- Feito isso as folhas de sua orquídea devem recuperar e consequentemente a sua planta ficará bem melhor.
Encontrei o vaso da orquídea encharcado, e agora? Mirtis, os primeiros passos você mesma já fez: suspender as regas, retirar a planta do vaso, jogar fora o substrato e deixar as raízes arejando por uns dois ou três dias, até secarem completamente.
Com apenas algumas células de espessura, o velame contém as células que ajudam as raízes das orquídeas a absorver água e nitrogênio do ar. Este mesmo tecido fornece uma viscosidade que permite que estas orquídeas epífitas se apeguem aos galhos das árvores ou outras estruturas.