Em outras palavras, o lucro líquido de um serviço ou de um produto é obtido a partir do lucro do bruto, menos tributação e despesas fixas e variáveis. Para a margem líquida, divida esse valor pelo total da receita. O cálculo é quase igual: Margem líquida = Lucro líquido após os impostos / Receita total x 100.
Para interpretar os dados que vão aparecer numa DFC, conforme o Sebrae, você precisa dominar os 5 conceitos abaixo: 1- Saldo Inicial: é o valor constante no caixa no início do período considerado para a elaboração do Fluxo. É composto pelo dinheiro na “gaveta” mais os saldos bancários disponíveis para saque.
Como você pode perceber, tanto o fluxo de caixa quanto o DRE são documentos que auxiliam o gestor no acompanhamento financeiro da sua empresa. ... Enquanto o fluxo de caixa permite o acompanhamento de dinheiro disponível em caixa no curto prazo, o DRE permite um acompanhamento periódico do retrato financeiro da empresa.
O primeiro passo de como organizar o fluxo de caixa melhor é visualizar onde você quer estar financeiramente....1. Defina metas ambiciosas, mas realistas
Método Direto Por este método, a DFC evidencia todos os pagamentos e recebimentos decorrentes das atividades operacionais da empresa, devendo apresentar os componentes do fluxo por seus valores brutos.