O bem comum é o conjunto de condições de uma sociedade que facilita a cada cidadão alcançar a sua plenitude. As pessoas, convivendo em sociedade, desejam alcançar metas comuns, desenvolver-se, melhorar.
4- O que pretendo fazer, pensando no bem comum ? resposta: Buscar uma experiência de vida que seja contínua. ... Pensando no bem comum, fazer o bem é estar apto a ajudar mas sem se cobrar para isso, fazer de forma leve e realmente ser diferente na vida das pessoas.
Experiências de vida
Agir pelo bem comum é uma questão contraditória. A expressão Bem Comum pode ser usada tanto para coisas boas quanto para coisas ruins.
O bem comum não exige que os membros de uma comunidade tenham os mesmos valores e objetivos, ele é o lugar comum de bens próprios da natureza humana, bens individuais comuns a todas as pessoas.
Todo sistema jurídico se inspira numa concepção do bem comum, isto é, nos fins pelos quais a sociedade optou, porque ela os considera bons. ... bem comum é a ordem jurídica, por ser o único bem rigorosamente comum, que todos os participantes da sociedade política desejam necessariamente, que ninguém pode dispensar.
Para ele, a educação deveria tornar-se algo público, os mestres deveriam ser escolhidos pela cidade e controlados por magistrados especiais. Platão defendia ainda que a educação deveria ser igual para rapazes e raparigas, mas só até aos seis anos. A partir desta idade teriam mestres e classes diferentes.
Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas. ...
Os filósofos gregos e a noção de democracia. ... Em suas obras, tal como A república, Platão define a democracia como o estado no qual reina a liberdade e descreve uma sociedade utópica dirigida pelos filósofos, únicos conhecedores da autêntica realidade, que ocupariam o lugar dos reis, tiranos e oligarcas.
A decadência de Atenas e crise que aconteceu depois da guerra, levou Platão a ter uma visão negativa da democracia como forma de governo, porque o instrumento de que se valiam os cidadãos para exercer ela estava conduzindo eles a uma crise de valores.
A idéia de Aristóteles quanto às formas boas e más de governo são idênticas à de Platão (monarquia, aristocracia e politia (as boas) e democracia, oligarquia e tirania (as más). ... Essa formulação foi melhor desenvolvida por Políbio, com o nome de governo misto.
Assim, a crítica aristotélica ao regime democrático consiste em afirmar que, os interesses da maioria vigorariam e acabariam por escantear os direitos e anseios da minoria. Já Platão é conhecido por ser crítico ferrenho do sistema democrático.
Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. Neste sistema, só poderá governar quem contemplou a ideia de Bem, o filósofo. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão.
Para Platão a finalidade da política é a felicidade coletiva, enquanto a ética tem por finalidade a felicidade individual. Portanto ética e política tem fins morais. Assim, Platão dividiu a formação política da cidade em três espécies de virtudes baseadas na alma.
Desta forma, na concepção de Platão, o homem justo é aquele cuja alma racional (pensamento e vontade) é mais forte do que as outras duas almas, impondo à concupiscente a virtude da temperança ou moderação, e à colérica a virtude da coragem, que deve controlar a concupiscência.