Resposta. Os elementos que compõem um mapa,são: título, escala, legenda, orientação e projeção cartográfica, rosa dos ventos..
Didaticamente, estes mapas são organizados em diferentes categorias: Mapas físico-utilizados para representar as características naturais de um lugar: clima, relevo, vegetação, geologia, hidrologia, etc.
Resposta. Com certeza uma Roldana. Espero ter ajudado.
Quais são os elementos primordiais para a correta leitura dos mapas? Os elementos obrigatórios dos mapas são: título, legenda, escala e orientação cartográfica.
Os elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes obrigatórias dos mapas, são: o título (e, às vezes, o subtítulo), as legendas, a escala, a orientação e a projeção cartográfica utilizada para a produção do referido documento.
É a representação gráfica, em escala reduzida, da superfície total ou parcial da Terra, ou de outra região. Elementos nos quais compõe o mapa são legenda, título, escala, orientação e projeção cartográfica. É importante na localização, comunicação, conhecimento e medir uma determinada distância.
Os mapas são representações da realidade, eles ilustram de forma reduzida uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico. Mais do que simplesmente um desenho ou uma imagem, os mapas são uma forma de comunicação, uma maneira que as pessoas têm de expressarem e compartilharem informações.
A importância e função da legenda dos mapas é facilitar a comunicação, ajudando um determinado mapa a atingir o seu objetivo, que é informar e fornecer dados acerca de acontecimentos ou elementos existentes no espaço geográfico.
No cinema, televisão e jogos eletrônicos, as legendas são os textos que acompanham uma imagem, conferindo-lhe um significado ou esclarecimento. Seu maior uso é na tradução de textos e diálogos de filmes, acompanhando o mesmo em sobreposição, normalmente na zona inferior da película.
Tem mais depois da publicidade ;) Legenda: As legendas são os significados dos símbolos existentes nos mapas. Esses símbolos podem apresentar-se em forma de cores, ícones, hachuras, pontos, linhas e outros. ... Escala: indica a relação matemática entre o espaço real e a representação desse espaço no mapa.
Colocar em local visível com um retângulo em volta pra destacá-la. A legenda é uma poderosa ferramenta para os mapas, sem elas muitas das vezes não é possível compreender o que o assunto que o mapa aborda, nem as suas principais características.
Um mapa político serve para indicar a divisão administrativa de países, estados, províncias e cidades. O mapa-múndi político, por exemplo, mostra o planeta Terra dividido em países. Nos mapas políticos, além de mostrar a divisão dos países, estados e etc., também é mostrado o nome destes locais.
Mapas Político: São mapas que representam as fronteiras entre países ou divisões intenas entre estados (ex. Goiás, Rio de Janeiro etc), delimitando o território no qual se exerce a soberania.
O mapa mundi que os alunos usam na escola e consta no Atlas não corresponde extamente à realidade. Esse mapa, conhecido como projeção de Mercator, mostra a Antártida e a Groenlândia, por exemplo, de forma distorcida e desproporcional.
O mapa-múndi é uma representação cartográfica plana, em escala reduzida, de toda a superfície do planeta Terra (510 milhões de km²). A representação mostra todos os continentes, divididos em hemisférios Norte e Sul, Oriente e Ocidente. A projeção do globo mais utilizada até hoje foi a Projeção de Mercator.
Trata-se de grandes massas de terras que são separadas pelos oceanos. Assim, de acordo com a divisão atual, existem seis principais continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e a Antártida.
Não é possível fazer um mapa mundi sem distorções. Como a Terra é um globo (na realidade tem o formato geoide, que é um globo com os polos achatados), é impossível reproduzir todo o território em um mapa plano sem que haja distorções.
O mapa-múndi, também conhecido como planisfério, nada mais é do que a representação do globo terrestre em um plano.
2.
Martin Waldseemüller
Mas, existe uma dificuldade óbvia em se representar objetos curvos ou tridimensionais, como a Terra, em uma superfície plana, bidimensional. Então, sempre ocorrem distorções, ou seja, alguns trechos do mapa não irão corresponder exatamente àquilo que está sendo representado.
Por que isso acontece? Como a Terra é uma esfera, não dá representá-la um mapa plano sem que nenhuma distorção aconteça. No caso de Mercator, a projeção cartográfica é do tipo cilíndrica. É como se o mapa formasse um cilindro envolvendo o globo terrestre.