Na Sociologia, a ação social é um conceito motivado pela comunicação dentro da sociedade, e tem como objetivo principal uma intenção, a qual é orientada para o alter (outro).
Quais são os tipos de ação social? exemplifique cada uma.
Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. ... Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc... 4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados.
O conceito de “ação social” é concebido por Weber como qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que possua um sentido determinado por seu autor. Em outras palavras, uma ação social constitui-se como ação que parte da intenção de seu autor em relação à resposta que deseja de seu interlocutor.
A ação social é entendida por Weber como qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que, no entanto, possua um sentido determinado por seu autor. O contínuo processo de comunicação está intimamente ligado ao conceito de ação social.
Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.
Na ação social, a conduta do agente está orientada significativamente pela conduta de outro ou outros, ao passo que na relação social a conduta de cada qual entre múltiplos agentes envolvidos (que tanto podem ser apenas dois e em presença direta quanto um grande número e sem contato direto entre si no momento da ação), ...
O fato social deve atender a três características: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade.
Fato social é um conceito sociológico que diz respeito às maneiras de agir dos indivíduos de um determinado grupo e da humanidade em geral. Segundo Émile Durkheim, pensador francês considerado clássico da sociologia, os fatos sociais moldam a maneira de agir das pessoas pela influência que eles exercem sobre elas.
A exterioridade, sendo uma das condições que dominam os fatos exteriores aos indivíduos; ... Deste modo, a instituição escolar é um bom exemplo de fato social pois organiza os indivíduos em um conjunto de regras que devem ser respeitadas para que a formação ocorra de maneira adequada.
Então podemos dizer que o casamento é um fato coletivo ou geral, pois existe pela vontade da maioria de um grupo ou de uma sociedade. ... Isso significa que o fato social “casamento” é exterior ao indivíduo.
Os fatos sociais devem ser tratados como coisas, porque, segundo Durkheim, tudo que não apresenta fácil e claro entendimento, não permitindo um simples acesso pela mente, não revelando seu verdadeiro significado (essência), deve ser considerado coisa.
Pela ótica da sociologia jurídica o direito não é fruto de uma visão particular de um indivíduo mas um fenômeno, ou um fato que ocorre no meio social. O direito não é a norma abstrata, modelo de linguagem, mas um fato que se produz e é verificado do meio social.
Para Durkheim, o direito é, portanto, um mecanismo de controle social. Seu objetivo é assegurar a solidariedade, impedindo que fatos contrários à sociedade ocorram ou passem impunes. ... Esses direitos indicam o tipo de solidariedade que interliga os fatos sociais.
Muita gente, inclusive juristas, dizem que todo fato social é regulado por lei ou, em paralelo, que o direito é um fato social. ... Por isso, para visualizarmos plenamente o que são fatos sociais, devemos reter três elementos em sua composição: exterioridade, generalidade, coercitividade.
O direito nessa solidariedade é restitutivo ou cooperativo, em que as ações ferem a uns indivíduos e não a outros. Esse tipo de direito pretende fazer com que o indivíduo esteja apto ao retorno à vida em sociedade.
Émile Durkheim (1858-1917) é considerado por muitos como o fundador da sociologia geral e jurídica na França. ... Pretendendo desenvolver o projeto de uma sociologia autônoma, Durkheim afirma que os fenômenos sociais devem ser considerados como “coisas externas e objetivas”, exteriores às consciências individuais.
O estudo do direito restitutivo, próprio à sociedade moderna, permite captar um determinado aspecto da sociedade, o das relações entre funções diferentes. O que Durkheim enfatiza aí é a moralidade que surge de nossa integração em grupos e, principalmente, das relações regulares entre grupos e funções distintas.
Para ele, a solidariedade mecânica é fundamentada nas tradições, nos hábitos e na moral; características muito presentes em sociedades pré-capitalistas. ... Já a solidariedade orgânica é baseada na interdependência gerada pela especialização do trabalho no modo de produção capitalista.