Em 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria), misture 1 colher de sopa de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g). Mexa bem e ofereça ao doente em colheradas ao longo do dia.
Lavar o nariz com soro fisiológico não só ajuda a limpá-lo de impurezas e secreção como combate mal-estar e doenças de ouvido ou garganta.
Engolir soro fisiológico durante a higiene nasal não faz mal A otorrinolaringologista comenta ainda que a higiene nasal com soro não é capaz de provocar otite e pneumonia e não perfura o ouvido. As complicações surgem devido ao acúmulo de secreção e ao processo infeccioso instalado.
Além disso, é preciso usar seringa descartável por três dias e depois trocar, porque pode ficar infectada com vírus e bactérias. Também há risco do próprio soro fisiológico ficar contaminado e, mesmo na geladeira, durar pouco.
Não existe uma quantidade fixa para isso, nem por idade. Isso varia muito se a criança está mais secretiva, se tem algum processo infeccioso associado, ou se é somente para limpeza nasal. Comece com pequenas quantidades, como 0,5 a 1 ml em cada narina para os bebês, e depois repita quantas vezes forem necessárias.
O procedimento pode ser repetido de duas a três vezes por narina. De acordo com Renata, a aplicação do soro é suficiente para realizar a limpeza nasal. No entanto, quem quiser, pode usar o aspirador para realizar uma limpeza mais completa.
O Rinosoro pode ser usado diariamente por período indefinido com o objetivo de prevenir infecções e promover hidratação nasal ou de acordo com orientação médica 2.
Como usar
Spray nasal com solução mais concentrada de rápida ação no combate a congestão nasal 14-15. Auxilia no tratamento das manifestações nasais comuns a gripes e resfriados, rinites, sinusite, gotejamento nasal e pós-operatório 1-2.
NEOSORO destina-se ao uso tópico nasal. Gotejar 2 a 4 gotas em cada narina, 4 a 6 vezes ao dia. A dose máxima diária não deverá ultrapassar 48 gotas. O intervalo de tempo entre as administrações não deve ser menor do que 3 horas.