De modo geral, o helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre: o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava. Foi neste período que as ciências particulares tiveram seu primeiro e grande desenvolvimento. ... O helenismo marcou um período de transição para o domínio e apogeu de Roma.
O Helenismo foi o momento em que os gregos estavam sob o domínio do Império Macedônico. Esse período visava uma expansão da cultura grega. Afinal, até mesmo após a queda do Império, a cultura helenística continuou ainda sim predominando em todos os territórios que antigamente eles dominaram.
O helenismo refere-se ao conhecimento filosófico produzido entre a morte de Alexandre o Grande e o início da filosofia medieval. Principal característica do helenismo: fusão entre a tradição grega e a cultura oriental. Disseminação do pensamento grego pela região da Síria, Egito, Babilônia, etc.
Foram muitas as contribuições à humanidade que herdamos desse povo antigo, os gregos desenvolveram: os capitéis (colunas decoradas – ordem Dórica, Jônica e Coríntia), a democracia, o teatro, a poesia e a filosofia. Eram especialistas em escultura (Discóbolo), arquitetura e cerâmica (Ânfora e Hidra).
Os gregos eram apaixonados pelo teatro. As peças eram apresentadas em anfiteatros ao ar livre e os atores representavam usando máscaras. As comédias, dramas e sátiras retravam, principalmente, o comportamento e os conflitos do ser humano.
No campo da política os gregos inventaram a democracia e a filosofia política, sofisticando o modo como os ocidentais vêem as questões de natureza política.
Para começar, vamos revisar a influência cultural das civilizações da Grécia Antiga e de Roma, haja vista que conceitos como democracia, filosofia, teatro e artes em geral, arquitetura, sobremaneira na dita sociedade ocidental, receberam contribuições significativas destas importantes civilizações.
Resposta. Explicação:Também as abóbadas surgiram do projeto dos gregos, mas foram os romanos que conseguiram empregá-las nas construções, expandindo o seu uso para os espaços externos dos edifícios.
História conta quem veio primeiro. A relação entre Grécia e Roma é mais antiga do que o próprio nascimento dos mitos: há relatos de contato desde o século 12 a. C. Isso fez com que muitas tradições se misturassem ao longo de todo esse tempo.
Influenciada, sobretudo, pelas arquiteturas grega e etrusca, a arquitetura romana herdou duas características principais da Grécia, que foram as ordens dórica e jônica. ... Além desses, outro tendência serviu de inspiração: o coríntio, que consistia em um estilo jônico mais trabalhado e com formas rebuscadas.
A retórica e a filosofia foram utilizados pelos primeiros bispos para as suas pregações e para as fundamentações religiosas, o direito romano foi a base do direito canônico que regulamente a atuação no interior da igreja, Na liturgia cristã (celebração religiosa) são incorporados elementos pagãos.
A influência da cultura grega em Roma já se vinha manifestando desde os remotos tempos dos etruscos. A sua afirmação viria a ocorrer no fim do século IV e no século II a. ... Foi a Guerra de Aníbal que provocou nos romanos uma forte hostilidade contra a cultura grega.
Resposta. Resposta: Quando os romanos conquistaram os gregos, no século II a.C., encontraram uma civilização que acharam grandiosa. Passaram a estudar a língua e a Literatura gregas, a conhecer a Filoso- fia, a importar obras de arte e professores gregos.
Influência da arte grega: expressão de ideal de beleza; Uso de arcos e abóbodas na arquitetura; Representação realista na escultura; Colorido, delicadeza e precisão nos detalhes da pintura.
A figura humana era o principal motivo na arte grega e refletia um respeito pelo equilíbrio. Valorizaram as ações humanas, na certeza de que o HOMEM era a criatura mais importante do universo. Não se submeteram às imposições de sacerdotes ou de reis autoritários.
Valores como os do movimento cívico, planeamento urbanístico, modelos de templo, instrumentos científicos e desenvolvimento da filosofia, são marcos que nenhuma outra civilização pode ser responsabilizada. ... Outro dos grandes valores deixados pelos Gregos que perdura até aos nossos dias foi a criação das Olimpíadas.
A arte grega volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal.
Frequentemente ouvimos falar em arte greco-romana e isto ocorre pois a arte grega influenciou a arte romana. Os romanos tentaram imitar a arte grega porque ficaram impressionados com ela por ocasião do domínio da Grécia. A arte grega, por sua vez, também sofreu a ação da arte romana.
A cultura greco-romana influenciou e ainda influencia a sociedade, como por exemplo as leis que seguimos, questões religiosas e outros. Fora o fato de que é importante se conhecer a cultura de outros países.