EQST

Como Deve Ser Feita Uma Pesquisa Acadmica?

Como deve ser feita uma pesquisa acadêmica?

Saiba como fazer uma boa pesquisa acadêmica em 10 passos

  1. Escolha um tema de seu interesse. ...
  2. Defina um cronograma para sua pesquisa acadêmica. ...
  3. Elabore um bom roteiro de pesquisa. ...
  4. Diversifique os conteúdos bibliográficos. ...
  5. Busque referências confiáveis. ...
  6. Não caia no erro do plágio. ...
  7. Cuidado com as normas técnicas do trabalho. ...
  8. Capriche na introdução e na conclusão.

Como acessar o Google italiano?

Você pode pesquisa no idioma, acesse o site do Google, clique em configurações da pesquisa, role a página até configuração de região e selecione o idioma. Nosso sistema automatizado analisa as respostas para selecionar aquela mais relevante à pergunta. Se ela for útil, poderemos marcá-la como uma resposta recomendada.

Como fazer busca de artigos no PubMed?

Para usar o PubMed® basta acessar o site http://pubmed.gov de seu computador, tablet ou celular. Para pesquisar você apenas precisa escrever uma palavra ou frase na caixa de pesquisa (por exemplo, um assunto, o nome de um autor e/ou de um periódico) e clicar em Search ou na tecla Enter do seu teclado.

Como escolher Palavras-chave artigo científico?

Como escolher as palavras-chave (key words ou keywords) em um artigo científico. Para submissão, periódicos científicos solicitam uma lista de 3 a 8 palavras-chave (key words ou keywords*), geralmente selecionadas pelos próprios autores e que representam os tópicos principais discutidos no estudo.

Como avaliar a metodologia de um artigo?

O artigo deve apresentar adequação quanto à metodologia utilizada. A Metodologia deve conter uma sessão qualificando o tipo de pesquisa quanto aos métodos e meios empregados. Deve descrever justificando, qualificando e quantificando a amostra, a população e o universo da pesquisa.

Qual o tipo de estudo?

Os estudos podem se dividir em: São pesquisas originais, em que os dados colhidos ou variáveis observadas e analisadas no estudo (por um pesquisador) estão relacionados a aplicação de intervenções (estudos experimentais) ou observações (estudos observacionais).

Quais os tipos de estudo para TCC?

Exemplos de metodologia para TCC

  • Metodologia de pesquisa experimental. ...
  • Metodologia de pesquisa bibliográfica. ...
  • Pesquisa documental. ...
  • Pesquisa de campo. ...
  • Pesquisa ex-post-facto.
  • Pesquisa de levantamento.
  • Pesquisa com survey. ...
  • Estudo de caso.

Qual o tipo de estudo epidemiológico?

Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais. Os estudos experimentais fogem ao escopo deste trabalho e não serão comentados. De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos.

O que é estudo epidemiológico experimental?

Os estudos experimentais ou de intervenção têm por objetivo tentar mudar uma vari- ável em um ou mais grupos de pessoas. Isso pode significar a eliminação de um fator alimentar relacionado a uma causa alérgica ou o teste de um novo tratamento para um grupo selecionado de pacientes.

O que é um estudo retrospectivo?

Deve ser considerado retrospectivo aquele em que o pesquisador estuda os paciente a partir de um desfecho e prospectivo aquele em que o desfecho ainda não ocorreu. A diferença entre o Estudo de Coorte e o de Caso/Controle é em relação ao foco.

O que é estudo de coorte e caso-controle?

Visão geral do projeto de um estudo de coorte: Os estudos de coorte são um tipo específico de desenho de estudo observacional que possuem um nível de evidência maior que os outros observacionais tais como: série e relato de casos, caso-controle e estudos transversais (mas menor nível de evidência que os estudos ...

O que é um artigo experimental?

Esse tipo de pesquisa é muito utilizado no meio cientifico, onde se tem um controle laboratorial sobre as variáveis. É uma pesquisa que tem como base a tentativa e erro. ... A pesquisa experimental é caracterizada por manipular diretamente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo.