Orientação: Oriente os alunos que intervalo na reta real é um espaço entre dois pontos, e que todos os números contidos no intervalo formam um subconjunto dos números reais. Propósito: Compreender que os números contidos no intervalo real são um subconjunto dos números reais.
– Notação de um intervalo na reta real com “bolinha fechada” – inclusão de termos; – “bolinha aberta” – exclusão de termos. Você também pode verificar através da notação de intervalos ou de conjuntos através dos colchetes (intervalo fechado) e colchetes invertido (intervalo aberto) e a notação algébrica de conjuntos.
O conceito que permite que as retas sejam relacionadas aos números é o de função. As retas numéricas são uma relação biunívoca entre os números reais e os pontos da reta. Isso significa que cada ponto da reta é representado apenas por um número real e que cada número real representa apenas um número da reta.
É muito fácil. Um intervalo representa os números que estão contidos nele. O intervalo aberto é representado por um colchete abeto e o intervalo fechado por um colchete fechado. Quando o intervalo é aberto significa que o número junto a ele não está representado, ou seja, não faz parte do intervalo.
1. Distância que, no tempo ou no espaço, medeia entre duas coisas (ex.: estão sentados com duas cadeiras de intervalo).
Intervalo simples: Quando a distância entre as duas notas se encontram dentro de uma oitava. Intervalo composto: Quando a distância entre as duas notas ultrapassa o limite da oitava. Exemplo: No exemplo acima, reduzimos o intervalo composto (9ª) ao seu correspondente simples (2ª).
As escolas precisam entender que o recreio não é um intervalo entre coisas importantes (aulas). O recreio é um importante tempo para aprender. ... Ela é um espaço de aprendizagem, mas também um espaço de convivência.
e a sua representação geométrica é mostrada na figura ao lado. Neste caso, os intervalos são ditos semi-abertos. Este intervalo é representado geometricamente por uma semi-reta de origem em a, como mostra o desenho. Note que, neste caso, a origem a, não pertence ao intervalo.
Para que um conjunto seja aberto, basta que todo ponto do conjunto seja ponto interior. Como vazio não tem ponto, vazio é aberto.
A regra para identificar se funções do primeiro grau são crescentes ou não é a seguinte: Se a > 0, a função é crescente; Se a < 0, a função é decrescente.
Chamamos de intervalo duas ou mais células em uma planilha. As células do intervalo podem ser adjacentes (vizinhas) ou não. Um intervalo de células adjacentes também é conhecido como contínuo.
Esta função tem o seguinte formato: SE( "condição"; A; B) onde A é a resposta caso a condição seja verdadeira e B é a resposta caso a condição seja falsa. Neste caso se o conteúdo da célula F2 for menor ou igual a 30, a fórmula retornará o valor 20%, caso contrário retornará 100%.
Para selecionar um intervalo, selecione uma célula e, em seguida, com o botão esquerdo do mouse pressionado, arraste sobre as outras células. Ou use Shift+Teclas de direção para selecionar o intervalo. Para selecionar células e intervalos de células não adjacentes, segure a tecla Ctrl e selecione as células.
Basta posicionar na primeira célula e selecionar a região com células consecutivas com SHIFT + setas. Para selecionar a próxima região, acione as teclas SHIFT + F8. Para que seja indicado que selecionará células intercaladas, vá com a seta até a primeira célula da região e selecione com SHIFT + setas.
Observação: Pressionar CTRL + barra de espaços depois seleciona os dados da coluna da tabela; pressionar CTRL + barra de espaços duas vezes seleciona a coluna da tabela inteira.
Copiar e Colar células (dentro da mesma planilha ou entre planilhas diferentes) Para copiar uma célula, clique com o botão direito e selecione Copiar. Para incluir várias células, clique em uma e sem soltar o mouse arraste-o em torno das células adjacentes para destacá-las antes de copiar.
Selecione a célula superior esquerda da área de colar e clique em Colar (ou pressione Ctrl+V). Dica: Para copiar uma seleção para outra planilha ou pasta de trabalho, clique em outra guia da planilha ou alterne para outra pasta de trabalho e, em seguida, selecione a célula superior esquerda da área de colagem.
Insira os mesmos dados em várias células de uma vez com Ctrl + Enter no Excel
Clique na célula na qual deseja inserir a fórmula. , digite = (sinal de igual). Selecione uma célula ou o intervalo de células na mesma planilha. Você pode arrastar a borda da seleção de célula para mover a seleção ou arrastar o canto da borda para expandir a seleção.
Selecione a célula na qual você colocará o texto combinado. Digite = e selecione a primeira célula que deseja combinar. Digite &e use aspas com um espaço entre elas. Selecione a próxima célula que deseja combinar e pressione Enter.
Importar dados de outra planilha