Atenção focalizada: faz referência à nossa capacidade para prestar atenção a um estímulo. ... Atenção alternante: a capacidade para alternar o foco entre dois ou mais estímulos.
dividida relacionada à possibilidade da pessoa de manter sua atenção em estímulos diferentes para executar uma ou mais tarefas distintas simultaneamente; e de atenção alternada, relativa à capacidade de se alternar o foco atencional entre um estímulo e outro na execução de uma tarefa.
A atenção pode ser espontânea ou reflexa. A atenção é espontânea quando apenas o objeto desperta a atividade psicológica (atenção passiva). Se a esta atividade se segue uma reação voluntária (atenção ativa), visando a exclusão ativa dos detalhes secundários, temos a atenção voluntária ou reflexa.
3 – Atenção Sustentada Este é o tipo de atenção ideal para quem precisa manter o foco durante um longo tempo, pois esta é a habilidade de se manter focado durante um período longo em uma atividade ininterrupta e constante.
A atenção voluntária nos permite fazer uma escolha do objeto a que voltaremos nossa atenção. Essa atenção, a voluntária, nos leva a focalizar um determinado objeto, “desligando-nos” dos demais estímulos que estão ao nosso redor.
Por exemplo: a atenção voluntária e a memória sensorial que atuam durante as inter-relações estabelecidas com a professora e os colegas (no plano interpsicológico) irão, mais tarde, constituir o repertório cognitivo-comportamental da criança (plano intrapsicológico) (MOLL, 1996).
Cabe observar que a atenção voluntária e o controle voluntário do comportamento são funções superiores que, conforme comentado, se desenvolvem a partir das apropriações do ambiente cultural.
Alterações qualitativas: Distraibilidade: incapacidade de fixar a atenção, de caráter patológico. ... Distração: concentração num assunto impede a apreensão do mesmo, sem caráter patológico.
Significado de Distração substantivo feminino Falta de atenção em relação ao mundo exterior; desatenção.
- Distratibilidade: incapacidade de concentração da atenção, a qual é desviada para estímulos irrelevantes. - Desatenção seletiva: bloqueio dos estímulos que geram ansiedade ou aflição. - Hipotenacidade: dificuldade de manter-se fixado a um mesmo estímulo. - Hipertenacidade: atenção excessiva a determinado estímulo.
Significado de Hiperprosexia substantivo feminino Ocupação mórbida da mente em uma ideia, com exclusão de outras.
ALTERAÇÕES DA ATENÇÃO Os distúrbios da vigilância incluem o aumento, hipervigilância, e a diminuição, ou hipovigilância. A hipervigilância caracteriza-se como um estado em que o indivíduo está atento a um estímulo novo a cada momento, deslocando a sua atenção de um fato para outro, com grande rapidez.
ALTERAÇÕES QUANTITATIVAS DA CONSCIÊNCIA : A) OBNUBILAÇÃO (ou turvamento) :• diminuição do grau de clareza do sensório (pode ser leve ou moderada);• lentidão (ou comprometimento) da compreensão, dificuldade de elaboração e síntese das impressões sensoriais;• alterações do curso do pensamento, perturbação da fixação e da ...
Estado alterado de consciência é um estado mental induzido por agentes farmacológicos, fisiológicos ou psicológicos que deriva de um estado normal de consciência. Certos comportamentos anormais e apáticos observáveis apresentam características de estados alterados de consciência.
Alterações qualitativas são também aquelas decorrentes de modificações de projeto ou de especificações, para melhor adequação técnica aos objetivos da Admi- nistração (art. 65, I, a). Objetivo da Administração é a satisfação do interesse público.
3- Alterações qualitativas da sensopercepção Ilusões: é a percepção falseada ou deformada de um objeto real, cujas causas são: debilitação da atenção ou exaltação emocional (ilusão catatímica);
A sensopercepção é a capacidade de captação e codificação de estímulos sensoriais. As distorções na sensopercepção podem ser ilusões ou alucinações. ... As alucinações são a criação de estímulos inexistentes, e é a que mais interessa numa entrevista clínica. Elas podem ser visuais, auditivas, gustativas, motoras, etc.
As variações de padrões de vivências, comportamentos, emoções e estados mentais não representam necessariamente um transtorno mental. Existem aspectos e fenômenos encontrados em todos os seres humanos, portadores ou não de doença mental.
Já que a construção de um percepto é um processo intrinsecamente ambíguo, discrepâncias perceptivas podem surgir a partir de condições idênticas de estimulação. Essas discrepâncias são denominadas ilusões, e se originam dos mesmos mecanismos fisiológicos que produzem a nossa percepção cotidiana.
Algumas ficam meses e até mesmo anos isoladas com medo de se envolver numa nova cilada. Elas criam uma barreira que impede qualquer aproximação afetiva. Com certeza haverá momentos tristes de lembranças, raiva e decepção.
É graças às substâncias químicas atuando no cérebro que… ... Ao responder a um estímulo dos olhos (ou do nariz) provocados por uma determinada pessoa, o cérebro produz dopamina, substância que alavanca um desejo sexual. Os níveis de serotonina aumentam, criando aquele sentimento de 'não consigo viver sem essa pessoa'.
17 frases de Nietzsche que qualquer pessoa deveria conhecer
Frases Famosas