A irrigação por aspersão é uma técnica que simula uma chuva artificial onde um aspersor expele água para o ar, que por resistência aerodinâmica se transformam em pequenas gotículas de água que caem sobre o solo e plantas. O aspersor é o mecanismo responsável pela pulverização do jato de água.
Os aspersores fixos têm sido os tipos preferidos para o sistema de irrigação por pivô central. Já os aspersores rotativos são os mais comuns, utilizados na irrigação por aspersão convencional ou por carretel.
Para ajustar o padrão de um bocal VAN, puxe para cima a haste do aspersor ( como se estivesse funcionando ) e localize o pequeno anel preto na base do bocal na parte superior da haste de aspersão . Gire este anel para a esquerda ou para a direita para aumentar ou diminuir o padrão.
Os aspersores são giratórios, podendo ser de giro completo (360°) ou parcial (setoriais). No caso dos setoriais, existem dispositivos nos aspersores que permitem ajustar o seu percurso de giro (ou o ângulo de giro), o que resulta em uma irrigação de apenas parte da área correspondente ao giro do aspersor.
Regue com frequência E não é para menos, afinal ela passa o dia inteiro no sol. Faça regas regulares sempre que notar o solo seco. Mas tome cuidado para não exagerar e regar demais. Um solo muito úmido pode apodrecer as raízes.
Use tesouras para cortar as cebolinhas, começando pelo lado de fora da planta até o meio. Corte as cebolinhas a 5 cm da base da planta, pois isso estimulará mais a cebolinha crescer e engrossar para você colher mais. Não colha a planta inteira de uma só vez; cortar todas as folhas não permitirá futuros crescimentos.
Mantenha o vaso ou o canteiro em um local bem iluminado com luz solar direto por pelo menos 4 horas ao dia. Em dias muito quentes, proteja o vaso em um local sombreado. Entre 7 e 10 dias, as sementes começarão a germinar. Cerca de 30 a 40 dias depois você já pode colher as primeiras folhinhas do seu coentro.
A combinação de terra argilosa, areia, esterco de galinha e bokashi (um tipo de adubo japonês) é muito utilizada. Além disso, vale a pena usar farinha de osso para reforçar a nutrição da planta.
Pouco se sabe sobre a quantidade de esterco bovino a ser adicionada ao solo, visando aumento no rendimento de massa verde, melhoria das condições físicas do solo e utilização eficiente dos nutrientes pelo coentro. Filgueira (2000) relata que a aplicação de esterco bovino e de galinha favorecem o crescimento do coentro.
Para a adubação orgânica, adicione 2 litros de esterco puro de galinha bem curtido. Com 30 gramas de faça a adubação de cobertura entre 20 e 25 dias após a germinação. Ainda depois de dez a 20 dias do semeio, são recomendadas duas coberturas com 10 gramas de sulfato de amônio.