São considerados sinais de certeza a ausculta do BCF (acima de 14 semanas de gestação) e presença de movimentos fetais (acima de 20 semanas de gestação). Os sinais de probabilidade são aqueles detectados pelo profissional de saúde durante o exame físico (sinais de Hegar, Goodell e Chadwick).
d) São considerados sinais de certeza de gestação o coração fetal audível por meio do exame doppler, a palpação do movimento fetal e a evidência da ultrassonografia fetal. A gestação é um período marcado por adaptações progressivas no organismo materno.
Sinal de Nobile-Budin: abaulamento do útero gravídico ao toque do fundo de saco vaginal; Sinal de Jacquemier ou Chadwick: se refere à distensão venosa da vulva, pelo aumento do fluxo sanguíneo; Sinal de Kluge: coloração violácea da vagina, pelo mesmo motivo acima.
O sinal de Hegar, sinal de probabilidade da gravidez constatado diante do amolecimento do istmo uterino via toque vaginal e palpação abdomino-pélvica, possui grande relevância clínica para auxiliar no diagnóstico da gestação, sobretudo de forma precoce, dado seu aparecimento na quarta semana de gravidez.
Sinal de Hegar é um sinal médico que indica probabilidade de gravidez em mulheres. É percebido a partir da 8ª semana de gestação e consiste no amolecimento do istmo uterino percebido por meio do exame de toque ginecológico.
Sinal de rechaço fetal intra-uterino. Um discreto impulso no útero, durante o toque vaginal, produz o deslocamento do feto no líquido amniótico para longe do dedo do examinador. A tendência de retorno do feto À sua posição inicial permitirá novamente sua palpação e a sensação de rechaço fetal.
verbo transitivo direto Obrigar (algo ou alguém) a sair; fazer com que seja rebatido ou repelido; repelir: rechaçar os adversários. Possuir uma posição contrária a algo ou alguém; opor-se: rechaçar a oferta.
Essa manobra tem como objetivo determinar a posição fetal e pode até ajudar a identificar o melhor foco de ausculta dos batimentos cardíacos do feto (dorso).
Como é feito o exame de toque na gravidez Esse exame deve ser realizado por um médico ginecologista e/ou obstetra que introduz dois dedos, geralmente o indicador e o médio, no canal vaginal com o objetivo de tocar o fundo do colo do útero.
Dilatação: são cerca de 12 contrações em um período de uma hora. Os movimentos fazem com que o colo do útero se dilate 1 centímetro por hora, em média. 3. Efeito dominó: a dilatação atinge de 6 a 8 centímetros e provoca o rompimento da bolsa-d'água – escoa então o líquido que envolve e protege o bebê.