Quando Os Ingleses Chegaram Na Amrica?

Quando os ingleses chegaram na Amrica

A colonização inglesa teve um misto de exploração e povoamento, que no futuro acabaria por desvelar um futuro único entre as colônias americanas formando os Estados Unidos da América.

Depois da conquista do México, na Espanha se espalhou a história da rapidez da derrota do grande império asteca e apareceram lendas sobre a riqueza do continente. Isto levou a que muitos outros quisessem empreender na conquista de outras regiões americanas.

6 – RELAÇÃO DAS COLÔNIAS COM A METRÓPOLE INGLESA

Contudo, em 1808, com a invasão das tropas de Napoleão Bonaparte sobre Portugal, a Inglaterra passou a ter privilégios de comercialização com as colônias brasileiras após a chamada Abertura dos Povos às Nações Amigas.

Uma de suas políticas públicas que mais contribuiu para o “êxodo” da Inglaterra para à América do Norte recai sobre os cercamentos de terras, onde pequenas e médias propriedades foram expropriadas pelo Estado para a criação de ovelhas e afins.

De estudante para estudante

De estudante para estudante

Algumas regiões do continente americano conseguiram se manter livres durante séculos. Por exemplo, os araucanos no atual território chileno ou os pampas no atual território argentino.

Depois, em diversas viagens, os espanhóis foram explorando e estabelecendo pequenas colônias. Entre 1499 e 1519, conseguiram ocupar todo o arquipélago das Antilhas (as ilhas do mar do Caribe). A ilha de Cuba constituiu-se como o centro de organização das expedições de conquista. Dali, partiram as expedições de conquista que se dirigiram à “terra firme”, ou seja, ao resto do continente americano.

Segunda Guerra Mundial

(Fuveste-SP) O puritanismo era uma teoria quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita (...) o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi o de organizar em sociedade.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.

Conquista espanhola da América

Conquista espanhola da América

Em 1620, um grupo de peregrinos ingleses chegou a Plymouth, Massachusetts, em busca de liberdade religiosa. Eles fundaram a colônia de Plymouth e estabeleceram relações pacíficas com os nativos americanos locais. Em 1630, outro grupo de puritanos fundou a colônia de Massachusetts Bay, que se tornou um importante centro comercial e cultural.

O imperador asteca, chamado Montezuma, procurou negociar com Cortés. Para isso, enviou embaixadores com presentes valiosos de ouro e prata, e com o pedido de que não avançassem para Tenochtitlán, sua cidade principal. No entanto, os espanhóis recusaram a oferta e tomaram a cidade. Após uma vitória inicial, os astecas se rebelaram e conseguiram expulsar os espanhóis.

Por outro lado, as populações nômades ou seminômades conseguiram resistir durante mais tempo e manter-se livres do assédio europeu. Entre estas, estão os mapuches, os comanches ou os qom, entre outros.

Videoaulas

Durante o século XVI, a Coroa espanhola financiou centenas de expedições e conseguiu impor-se sobre os diferentes Estados e culturas americanas. As duas conquistas fundamentais neste processo foram a do México ao derrotar o Império Asteca em 1519, e a do Peru ao impor-se sobre o Império Inca em 1531. Os espanhóis conseguiram submeter os dois impérios mais poderosos e isso permitiu-lhes consolidar o seu poder no continente.

Dali, a expedição de Cortés foi conquistando aldeias pelo território mesoamericano. Em seu avanço, os espanhóis observaram que muitos povos pagavam tributo ao Império Asteca e estavam descontentes com sua dominação. Assim, os espanhóis conseguiram aliados entre os povos nativos para enfrentar os astecas.

Ao entrar em contato com a sociedade incaica, os espanhóis descobriram que o império estava atravessando uma guerra civil pela sucessão do trono. Os dois herdeiros em disputa eram os irmãos Atahualpa e Huascar. Logo após a chegada dos espanhóis à região, Atahualpa conseguiu se impor sobre seu irmão e enviou um mensageiro com presentes em vestimentas e ornamentos de ouro, com o objetivo de conhecer as intenções dos desconhecidos europeus.

De estudante para estudante

No século XV, enquanto Espanha e Portugal se expandiam pelo planeta nas Grandes Navegações, conquistando e colonizando imensas porções de terra, principalmente na América, a Inglaterra se encontrava mergulhada em crises políticas e guerras.

As chamadas colônias de exploração seguiam os mesmos moldes das realizadas nas américas portuguesa e espanhola, no qual o objetivo era para exportação através do trabalho escravo.

Categories

Uma expedição comandada por Cristóvão Colombo chegou às Antilhas em 12 de outubro de 1492. Em 5 de dezembro de 1492, Colombo chegou à ilha de La Española (atualmente, os países do Haiti e da República Dominicana) e estabeleceu ali a primeira colônia europeia no novo mundo.

Todas as terras situadas a trezentas e setenta léguas ao oeste do arquipélago de Cabo Verde seriam exploradas pela Espanha, e todos os territórios ao leste desta linha poderiam ser colonizados por Portugal. Este acordo legitimou a colonização portuguesa no Brasil. Desta forma, a Espanha e Portugal repartiram o mundo a explorar, sem levar em consideração as pessoas que ali viviam.

Quais são as semelhanças entre a colonização espanhola e portuguesa?

Entre as semelhanças está o uso da mão de obra escrava africana, a instituição de uma administração colonial centralizada, institucionalização de monopólios comerciais da metrópole em relação à colônia e formação de sociedades coloniais fortemente marcadas pela hierarquização.

Que diferenças e semelhanças você pode estabelecer entre a colonização inglesa na América do Norte e a colonização portuguesa na América do Sul?

Resposta. A Inglaterra inciou sua colonia com ocupação e povoamento do território, enquanto Portugal durante muitos anos apenas explorou os recursos disponíveis do Brasil, sem a real necessidade de ocupar o território. ... A colonia Inglesa obteve sua independência muito antes da Americana.

Quais são as principais diferenças entre a colonização das Américas?

Resposta:O. continente americano foi colonizado principalmente por portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses. ... Por outro lado, os países que fazem parte da América Anglo-saxônica tiveram uma colonização de povoamento. Isso quer dizer que o interesse da metrópole era povoar e desenvolver o lugar.

Quais os interesses e temores dos Chapetones?

As elites criollas e os chapetones temiam que o movimento de independência assumisse as feições revolucionárias, como ocorreu no México e no Haiti. Almejavam ser independentes da Coroa Espanhola, mas, sem perder seus privilégios sobre a população da colônia.

Quais são as razões dos conflitos de interesse entre Chapetones e crioulos?

Resposta. A razão é que os criollos eram os descendentes de espanhois nascido na América assim eram a elite daquela época, já os chapetones eram o espanhóis que vieram para a América assim não tinham direitos políticos.

Quais eram os interesses das elites criollas?

Os interesses das elites criollas concentravam-se em tornar as colônias independentes da Espanha, sem alterar a estrutura social na região.

Qual era o principal objetivo dos criollos?

criollos eram descendentes "puros" de espanhóis, mas nascidos na América, eram uma classe privilegiada, mas eram considerados como inferiores aos espanhóis "legítimos", considerados mais fiéis à Coroa Espanhola, de modo que viam na Revolução uma forma de se tornarem os detentores, em caráter de monopólio, do poder ...

Quem eram os mestiços e escravos?

Os Mestiços eram os descendentes de espanhóis com autoridades nativas locais, ocupavam uma posição intermediária na sociedade colonial espanhola. Já os Índios e os Negros eram a base da sociedade espanhola, não tinham direitos políticos e eram a grande força produtiva nacional.

Quem era considerado Chapetones?

Os chapetones eram colonos criados na Espanha, porém, viviam na América, ocupavam os principais cargos administrativos, militares e religiosos, também representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola nas terras do continente americano.

Quem participava dos cabildos?

Cabildo era uma corporação municipal instituída na América Espanhola durante o período colonial que se encarregava da administração geral das cidades coloniais. Os membros do cabildo eram escolhidos entre os principais habitantes da cidade, que detinham assim amplos poderes jurídicos e administrativos.

Quem estava na base da sociedade colonial espanhola?

Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários. Negros e índios: estavam na base da pirâmide social.

Quem formava a elite da sociedade colonial?

Os criollos, cerca de três milhões, eram descendentes de espanhóis nascidos na América e formavam a elite econômica e intelectual da colônia, à qual pertenciam os latifundiários, comerciantes, profissionais liberais e membros do baixo clero.