Os rios são as principais fontes de obtenção de água para o abastecimento das sociedades e também dos animais. Em relação à geração de energia por meio de usinas hidrelétricas, os maiores produtores são dois países da América do Norte: Estados Unidos e Canadá. ...
Em nosso país, os Rios Voadores são responsáveis por “banharem” os Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, os quais, sem ele, seriam desérticos. É um grande “irrigador” da atmosfera, afirma Antonio Donato Nobre, pesquisador do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
A água dos rios é usada para regar as plantações, para o transporte e para a pesca, em alguns casos a água de nossa casa também vem dos Rios. Usamos a força das quedas-d'água dos rios para produzir eletricidade. Os rios também são usados para o transporte.
No Brasil, a água é utilizada principalmente para irrigação, abastecimento, fins industriais, geração de energia, mineração, aquicultura, navegação, turismo e lazer.
Nascente ou cabeceira: é o local onde o rio nasce, em geral do afloramento de água do lençol freático; Curso: é a direção das águas da nascente até a foz; Leito: é caminho percorrido pelo rio, isto é, o local por onde fluem as águas; ... Foz ou embocadura: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua.
verbo transitivo direto e intransitivo Fazer correr, entornar ou derramar (um líquido): o teto vertia água da chuva; a torneira começou a verter.
Resposta: