A silepse é uma figura de linguagem que está na categoria de figura de sintaxe (ou de construção). Isso porque ela está intimamente relacionada com a construção sintática das frases. A silepse é empregada mediante a concordância da ideia e não do termo utilizado na frase.
* Silepse de gênero: nota-se que na silepse de gênero haverá discordância entre os gêneros gramaticais, ou seja, entre feminino e masculino de artigos e dos substantivos, substantivos e adjetivos etc. Acontece porque, em muitos casos, o gênero dos substantivos é uma questão gramatical, e não natural.
Consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração, quanto pelo contexto. Exemplos: (Nesse exemplo, as desinências verbais de tenho e amo permitem-nos a identificação do sujeito em elipse "eu".) ...
A abordagem mais comum é utilizar a palavra em seu sentido etimológico (do grego: syn - união, junção + esthesia - sensação, percepção), ou seja, a sinestesia na arte como busca pela união dos sentidos.
* Inteligência musical: é a capacidade voltada para a música. ... Localização: hemisfério direito. * Inteligência corporal cinestésica: capacidade de resolver problemas ou de elaborar produtos utilizando o corpo inteiro, ou partes do corpo.