No feltro, eu corto o molde no papelão o círculo com 28,5 cm o círculo maior e o interno com 12,5 cm. Faço 4 marcações, dobrando e marcando no meio, duas vezes. Na marcação do meio, marco 1 cm para cima e 1 cm para baixo, que uso quando a guirlanda é de duas cores.
Passo a Passo – Boia em Feltro: 1– Marque pelo lado direito com lápis os pontos onde será colado o cordão de nylon. 2– Junte as partes, caseie primeiro o círculo interno. 4– Feche a abertura. 5– Nos pontos marcados com lápis, dê um pingo de cola quente e cole o cordão de nylon.
10 Ideias para ganhar dinheiro com artesanato em feltro
Feltro é um papel feito de lã ou outros pelos animais, cujas fibras são agregadas por calandragem. Dentro dos pelos mais usados estão os de lebre, coelho, carneiro, camelo e castor. É TNT (tecido não tecido), pois a calandra não tece, apenas compacta.
Afinal, Qual a Melhor Cola Para Feltro? Como você viu, apesar de existirem várias opções de cola, a melhor para colar feltro sobre feltro ainda é a cola quente. A secagem é rápida, o custo é baixo, a aderência é boa e pode ser usada em grandes áreas.
1. Feltro liso. Como o próprio nome já diz, o feltro liso é aquele que não possui nenhuma estampa. Geralmente de gramatura mais fina, esse tipo de feltro é um dos mais usados e indicados para a maioria dos trabalhos em feltro, principalmente por estar disponível numa grande variedade de cores.
Agite o frasco de cola de tecido. Aplique ao feltro uniformemente. Use um palito de madeira para espalhar a cola por toda a superfície do feltro. Coloque o feltro com o lado da cola contra o papel.
A dica é impermeabilizar o feltro com uma misturinha milagrosa, que vai aumentar a durabilidade da peça e evitar aquelas bolinhas chatas. Para isso, você deve usar a termolina, um verdadeiro aliado da artesã. A termolina pode ser comprada em lojas especializadas em artesanato ou pode ser feita em casa mesmo.
Para otimizar o seu trabalho com feltro, confira dois truques caseiros para deixar o tecido mais durinho e evitar que desfie. O primeiro truque é usar a termolina caseira. Já o segundo, é impermeabilizar o tecido com papel contact. Continue com a gente para conferir como fazer cada um dos processos em casa.
Uma observação muito importante, é que não podemos colocar o ferro diretamente na nossa peça, devemos colocar um tecido que não grude por cima para virmos com o ferro a vapor. ... Depois de sobrepor o nosso feltro com o tecido tricoline, venha com o ferro bem quente e com MUUUITO vapor! Passe por alguns segundos .
A dica é tratar o feltro com uma misturinha milagrosa, que além de aumentar a durabilidade da peça, também evita as indesejáveis bolinhas. O produto que faz toda a mágica acontecer á termolina, um verdadeiro aliado da artesã. A termolina, seja a caseira ou a comprada, também deixa o feltro mais rígido.
1. Misturinha
A RECEITA QUE EU USO É A SEGUINTE: Misture muito bem as quantidades e coloque em um borrifador, preferencialmente um que você possa ajustar a saída de liquido e deixar bem espalhado, como uma fumacinha mesmo. Em seguida basta pegar um pedaço de feltro, borrifar a mistura e deixar secar ao ar livre mesmo.
Sempre deixe o tecido secar longe do sol, em um local arejado e seco. Nunca torça ou estique o feltro pois isso vai danificar permanentemente a estrutura dele. Evite o manuseio excessivo do feltro, pois até a oleosidade da pele pode manchá-lo.
Limpar um chapéu de feltro é uma tarefa muito delicada. Comece com uma limpeza básica, usando uma escova, uma fita adesiva ou um removedor de fiapos e, em seguida, finalize com um pano seco para remover toda poeira e sujeira aderida na peça.
Produtos Para Limpar Chapéu de Palha Detergente Neutro Diluído em Água – Para manchas mais fortes, pode-se utilizar detergente diluído em água com o auxilio de uma esponja macia para a remoção completa, sem esfregar.
Para manchas muito resistentes, trate com uma mistura de detergente suave e água. Enxaguar com um pano branco limpo mergulhado em água. Deixe secar ao ar e depois escove para restaurar a soneca. Evite que o seu chapéu de camurça seja excessivamente molhado.
Use um saco de lavagem, não deixe o chapéu diretamente na máquina, pois é um produto delicado que pode deteriorar-se com facilidade. Caso não tenha o saco de lavagem, coloque em uma fronha de travesseiro. Lave o chapéu no ciclo delicado, com água fria e deixe secar naturalmente.
Passos
Para iniciar o processo de desamassar o chapéu utilize um ferro de passar roupas aquecido na temperatura adequada (de acordo com o material, observe as orientações da etiqueta), pressione levemente o ferro sobre a aba do chapéu de maneira uniforme.
Não seque no sol ou use calor artificial para evitar secar o couro. Não lave seu chapéu no lava louça (uma maneira popular de limpar bonés). Água quente encolherá o couro. Não use nenhum material feito para manter a forma do chapéu em uma lava louça ou máquina de lavar roupa.
A dica aqui é usar óleo de abacate com um pouco de água oxigenada para dar brilho o material limpo. Couro escuro: além dos produtos prontos no mercado, uma forma de como limpar couro sempre eficaz é passar um pano com água e depois lustrar o couro com um pano seco.