Esse foi o principal nome de um movimento social ocorrido no sertão nordestino durante o fim do século XIX e início do século XX, denominado cangaço. ... Os cangaceiros aterrorizavam as cidades, realizando roubos, extorquindo dinheiro da população, sequestrando figuras importantes, além de saquear fazendas.
Surgiu, no Nordeste Brasileiro, grupos de homens armados conhecidos como cangaceiros. Estes grupos apareceram em função, principalmente, das péssimas condições sociais da região nordestina. ... Se não já bastasse a seca predominante na região nordeste , as cargas de impostos altíssimas que assolava o povo sertanejo.
O cangaço desenvolveu-se no Nordeste Brasileiro na primeira metade do século XX, principalmente nas décadas de 1920 e 1930. O cangaço foi um movimento caracterizado como banditismo social que vigorou entre as últimas décadas do século XIX e a primeira metade do século XX pelas áreas do sertão nordestino brasileiro.
1940
Serra Talhada, Pernambuco, Brasil
4 de junho de 1898, Serra Talhada, Pernambuco, Brasil
Segundo o seu biógrafo Cicinato Ferreira Neto, o apelido "Lampião" foi lhe dado devido à sua facilidade em manejar o rifle, "que, de tanto atirar, mais parecia um candeeiro aceso nas escuras noites da caatinga”. Conhecido como Rei do Cangaço, Lampião foi provavelmente o líder banditista de maior sucesso do Século XX.
28 de julho de 1938
Maria Bonita (1911-1938) foi a companheira do chefe do cangaço Virgulino Ferreira da Silva o Lampião. Baixinha, com olhos e cabelos castanhos, era uma mulher bonita e determinada, o que chamou a atenção do cangaceiro. ...
8 de março de 1911
Nome. A baiana Maria Gomes de Oliveira era chamada desde a infância de Maria de Déa, em referência a sua mãe. Nem a família nem o bando de Lampião a tratavam por Maria Bonita, apelido que só se difundiu após sua morte.
Dona de uma "personalidade espevitada", Maria Bonita - que, em vida, era conhecida como Maria de Déa - era uma mulher empoderada, transgressora, bem-humorada e "um tipo meio canalha".
Bahia, Brasil
Expedita Ferreira Nunes
Expedita Ferreira Nunes
Bahia, Brasil
27 anos (1911–1938)
Em 1931, ao parar em Paulo Afonso, na Bahia, Lampião conheceu Maria Déia, que tinha vinte anos e era casada. Maria Bonita, como a chamava o cangaceiro, deixa a família para trás e se une a Lampião e ao seu bando. Juntos eles lutam por oito anos e têm pelo menos uma filha, Expedita, que foi criada por amigos.
Lampião e Maria Bonita são os cangaceiros nordestinos mais conhecidos no Brasil. ... Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, liderou o bando contra a ditadura dos coronéis. Ao lado de sua companheira, Maria Bonita, roubava de ricos e enfrentava a polícia, espalhando o medo por onde passava.
Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião, nasceu na casa da avó materna e foi criado por ela no sítio Passagem das Pedras, em Serra Talhada, Semiárido pernambucano. O local foi restaurado pela Fundação Cultural Cabras de Lampião, mas mantém as mesmas características de quando o rei do cangaço morava lá.