A globalização financeira se trata da integração dos sistemas financeiros nacionais e internacionais, do aumento da concorrência no mercado de capitais e de tudo o que pode, de alguma forma, interferir na compra ou venda de ações.
Embora a globalização tenha aumentado radicalmente os rendimentos e o crescimento econômico nos países em desenvolvimento e baixado os preços ao consumidor nos países desenvolvidos, também altera o equilíbrio de poder entre países em desenvolvimento e desenvolvidos e afeta a cultura local de cada país.
Outra dinâmica gerada a partir da globalização é a formação de acordos regionais ou dos blocos econômicos. Além disso, também culminou na expansão e consolidação do sistema capitalista Ou seja, ajudou a ampliar o sistema neoliberal, difundindo a ideia de que o Estado deve apresentar uma intervenção mínima na economia.
Os elementos da globalização que podem ser observados no Brasil são a abertura de capital externo, incorporação de termos e práticas nacionais na cultura local, a implantação do Neoliberalismo (intervenção mínima do Estado), inserção de multinacionais.
Aquecimento global, fome/sede, fontes de energia renováveis, preservação da natureza e animais em risco de extinção, etc.
A globalização é de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros, fatores essenciais para realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária.
Ética corresponde a uma disciplina dentro da filosofia que enquadra um conjunto de estudos sobre normas que são estabelecidas dentro de determinadas instituições, grupos, sociedades e etc. Quanto as normas éticas, as maiores questões estão no tocante das leis e regras sociais que regem a maior parte da sociedade.