A medida mais comumente empregada para expressar a estabilidade de um produto é a determinação do nível de água em sua forma livre, que em alimentos, denomina-se Índice de Atividade de Água, Aw, que é determinada pela fórmula: Aw = P/P0.
A importância da atividade de água está na sua relação com a conservação dos alimentos. Sendo a variação da pressão de vapor da água pela interação com componentes de um alimento um indicador da quantidade da água ligada, os valores de Aw mostram quais as chances tem o alimento tem de se deteriorar.
A água é, por norma, o principal constituinte dos alimentos e simultaneamente o solvente mais importante, permitindo que os restantes constituintes se tornem solúveis de modo a poderem ser transportados, absorvidos ou expelidos do interior das células.
O teor de água é de grande importância na produção de alimentos, pois têm influência direta no controle da taxa de deterioração por microrganismos e reações enzimáticas e químicas que ocorrem durante a armazenagem (FELLOWS, 2006).
As isotermas de sorção são curvas que relacionam a umidade de um alimento com a sua atividade de água. ... O método gravimétrico foi utilizado para a elaboração das isotermas e a relação de Clausius-Clapeyron foi usada para determinar o calor de sorção.
Portanto, uma isoterma é uma curva que descreve, em uma umidade específica, a relação de equilíbrio de uma quantidade de água sorvida por componentes do material biológico e a pressão de vapor ou umidade relativa, a uma dada temperatura.
As isotermas de sorção são ferramentas úteis para prever a estabilidade de alimentos em diversas condições atmosféricas. Elas fornecem uma relação do conteúdo de umidade com a umidade relativa ou atividade de água numa temperatura específica.
As isotermas de sorção são de grande importância para predizer processos de secagem e armazenamento de um produto. A histerese é um fenômeno que ocorre devido à diferença entre as curvas de adsorção e dessorção.
A adsorção de uma molécula de adsorbato ocorre independentemente da adsorção em sítios vizinhos. A atividade do adsorbato é diretamente proporcional a sua concentração. Adsorbatos formam uma monocamada. Cada sítio de adsorção pode ser ocupado por apenas uma partícula.
Sim. Cada produto alimentício tem seu teor de água devido as interações entre a água e os outros componentes constituintes daquele alimento (carboidratos, proteínas, lipídeos, sais minerais), com diferentes conteúdos de umidade.
Quanto à atividade de água (Aw), assinale a alternativa INCORRETA. a) Alimentos com valores de atividade de água altos (acima de 0,90) têm grandes chances de sofrer contaminação microbiológica, uma vez que as soluções diluídas dos alimentos servem de substrato para o crescimento de microrganismos.
1) Pode-se dizer que a água interage com outras moléculas do alimento mediante comportamento bioquímico como principal ferramenta dentro da indústria alimentícia, uma vez que influencia diretamente na perecibilidade microbiológica, química e enzimática dos alimentos.
A razão entre a perda de massa da amostra retirada da estufa e sua massa original, multiplicada por 100, fornece o teor de umidade em porcentagem, base úmida.
O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.
Métodos de Determinação de Umidade por Secagem
O determinador de umidade, como também é conhecido, é um equipamento com alta tecnologia e desempenho quanto à umidade e pode ser utilizado nas seguintes áreas: Balança Determinadora de Umidade para Indústria alimentícia: por exemplo, inspeção na colheita, garantia de qualidade nos alimentos processados e outros.
Os diversos métodos existentes para a determinação de umidade podem ser divididos em procedimentos de secagem, destilação, físicos ou análises químicas.
A determinação de umidade em grãos é um parâmetro de qualidade importante, uma vez que o teor de água presente no alimento tem influência tanto no armazenamento quanto na comercialização do produto. Os métodos usados como referência na determinação de umidade em grãos empregam a perda por dessecação em estufa (LOD).
❖Princípio da determinação de umidade por este método: baseia-se na perda de peso da amostra após a remoção de água por evaporação. Amostras líquidas: ... – 2-5 g, dependendo da quantidade de umidade da amostra.
O método mais utilizado para determinar umidade em alimentos é utilizando estufa, ou seja, por aquecimento, porém, como a condutividade térmica dos alimentos é geralmente baixa, costuma levar muito tempo para o calor atingir as porções mais internas do alimento." VALE, A.C.; VENDRUSCOLO, F.; FERNANDES, M.
A secagem por este processo baseia-se na propriedade pela qual, aumentando-se a temperatura do ar úmido, a umidade relativa diminui e, conseqüentemente, a capacidade do ar em absorver umidade aumenta. Geralmente, o ar é forçado a passar através do secador por meio de um ventilador.
A determinação da umidade do alimento é normalmente a primeira análise bromatológica a ser realizada na rotina analítica. A forma mais simples de se obter esse valor é a utilização do método de perda por dessecação em estufa a 105ºC.
A determinação de cinzas permite verificar a adição de matérias inorgânicas ao alimento. A perda de peso fornece o teor de matéria orgânica do alimento. A diferença entre o peso original da amostra e o peso de matéria orgânica fornece a quantidade de cinza presente no produto.
O teor de cinzas em alimentos refere-se ao resíduo inorgânico, ou resíduo mineral fixo (sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, cobre, cloreto, alumínio, zinco, manganês e outros compostos minerais) remanescente da queima da matéria orgânica em mufla a altas temperaturas (500-600°C) (ZAMBIAZI, 2010).
Segundo a ABNT NBR 7190/1997 o teor de umidade da madeira (TU) corresponde à relação entre a massa da água nela contida e a massa da madeira seca. ... O objetivo desse trabalho de pesquisa é a determinação do teor de umidade e densidade básica para madeiras das espécies Pinus taeda e Eucalipto citriodora.
Com uma Humidade da madeira em aprox. 30 %, as paredes celulares não podem absorver nenhuma água adicional – elas estão saturadas. ... A água nas paredes celulares é chamada de água de impregnação. 0 % de humidade da madeira significa que ela está seca a peso constante ou absolutamente seca!