Em sua concepção, a desigualdade regional pode ser explicada pelo diferencial no crescimento das exportações de cada região. Isso se deve a mudança na pauta de exportações brasileira ao longo do século XIX.
O principal mecanismo de combate aos desequilíbrios regionais do país são os Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO).
Essa é uma das razões que contribuem para explicar as grandes diferenças regionais do Brasil. A distribuição da população e o tamanho da superfície são exemplos dos diversos contrastes existentes entre as regiões brasileiras. No aspecto físico ou natural, encontramos diversos tipos de clima, relevo, solo e vegetação.
Devido aos fatores historicos, sociais e geograficos. Explicação: No Brasil desde a colonizacao poucas regioes se destacaram, as que se destacaram foram maioria por onde os portugueses chegaram. O desenvolvimento das cidades na epoca afetou diretamente no desenvolvimento atual das regioes.
Globalização trouxe a desigualdade social através da má distribuição de renda, na qual a maior parte fica nas mãos de poucos e poucos ficam nas mãos de muitos. Outras deixam a escola para trabalhar e ajudar na renda familiar. ...
Outro problema provocado pela globalização é o aumento acelerado do índice de desemprego em todo o mundo, resultado dos avanços tecnológicos que tiram inúmeros postos de trabalho. ... O processo de globalização tem contribuído para o aumento das desigualdades sociais.
Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo o processo de globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas.
A globalização implica, obviamente, em que a desigualdade entre a humanidade global esteja recebendo mais atenção. Somente com o desenvolvimentismo pós-Segunda Guerra Mundial, a desigualdade entre as nações do mundo recebeu atenção pública.
essa desigualdade justifica a violência que alguns homens fazem contra mulheres. o que pode ser feito para eliminar essa situação é ensinar já desde a escola sobre a igualdade entre sexos como matéria escolar que continue em todo o processo educativo.
De toda forma, considera-se que o principal entre os problemas da globalização é uma eventual desigualdade social por ela proporcionada, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às contradições do capitalismo.