Grupo multicolorido de dançadores e cantores, semelhante aos Reisados mas com maior número de figurantes e episódios, maior riquezas nos trajes e enfeites e maior beleza nas músicas. O Auto dos Guerreiros é um folguedo surgido em Alagoas, por volta de 1927 e 1929.
O termo brincante designa, no Nordeste, os artistas populares dedicados aos folguedos tradicionais; onde podem cantar, dançar, tocar instrumentos, etc. ... A realização de Brincante é de 1992, após Figural e O Reino do Meio Dia, espetáculos solos que catapultam o intérprete no Brasil e no exterior.
Histórico do folguedo alagoano. Auto popular, genuinamente alagoano,resultante da fusão de Reisados alagoanos, do antigo auto dos Caboclinhos, Chegança e Pastoris. O auto consta de uma seqüência de cantigas dançadas, denominadas “peças”, intercaladas de “marchas” e representações (entremeios e partes). ...
Auto dos Guerreiros ou Guerreiro é um folguedo natalino de caráter dramático profano-religioso, que se comemora entre o período de 24 de dezembro a 06 de janeiro, anunciando de porta em porta a chegada do Messias e homenageando aos três Reis Magos.
Em geral, no Guerreiro temos os seguintes personagens: Rei, Rainha, Lira, Índio Peri e seus vassalos, Mestre e Contra Mestre, General, Catirina, Estrela Republicana, Estrela Brilhante, Estrela de Ouro, Sereia, Caboclinho, Palhaço, Mateus, Borboleta, Banda da Lua, Boi e por fim as figuras, que “apenas” cantam e dançam ...