As coisas, assim como pessoas, animais, objetos, comidas, têm nome. Esses nomes são chamados de substantivos e aparecem em gêneros diferentes, o masculino e o feminino. ... “o - um” para masculino e “a - uma” para feminino. É como se estivéssemos definindo o sexo de tudo.
Flexão de gênero dos substantivos
Pertencem ao gênero masculino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo o ou um. Exemplos: o quarto, um médico. Pertencem ao gênero feminino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo a ou uma. Exemplos: a sala, uma médica.
Na maioria dos dicionários pesquisados, o substantivo telefonema surge como masculino; não obstante, o Dicionário Houaiss, em nota etimológica, regista o uso de telefonema no feminino, embora o classifique como vulgar: «telefone + -ema (masc., vulgarmente fem.)».
O gênero, portanto, se refere a tudo aquilo que foi definido ao longo tempo e que a nossa sociedade entende como o papel, função ou comportamento esperado de alguém com base em seu sexo biológico.
Você sabe o que é gênero gramatical? Assim como os seres vivos, em geral, estão divididos em duas categorias (machos e fêmeas) também na gramática portuguesa estão divididos o nomes, em masculinos e femininos. A isso chamamos de gênero gramatical.
Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.
Os gêneros dos textos lidos são: