No xadrez, quando acontece apenas o "xeque", o rei está ameaçado, mas ainda pode escapar. No entanto, quando ocorre o xeque mate, o rei está encurralado e por isso o jogo chegou ao fim.
Mas têm significados pra lá de diferentes: Xeque = lance no jogo de xadrez (xeque-mate), chefe de tribo ou soberano árabe, risco, perigo, contratempo. Cheque = documento bancário.
A forma correta é xeque-mate. A palavra é usada no jogo de xadrez e vem do persa xáh (rei) mát (morto), que se escreve com x.
* 1 ponto É o final do jogo, quando acontece a vitória do jogador que fez a jogada de xeque. É necessário usar apenas uma peça para que aconteça o xeque mate. É quando o adversário desiste da partida.
Não é necessário dizer xeque ao adversário. ... "Rei é a única Peça que não se captura" Uma partida de xadrez termina quando o Rei adversário está em xeque, e este obrigado a sair dele não encontra nenhum lance possível legal para se defender, portanto caracterizando o Xeque-Mate.
Um jogador pode tomar uma peça do jogador adversário movendo a sua peça para uma casa que contenha uma peça adversária. A peça do adversário é removida e está fora do resto do jogo. Se um rei está em uma posição de captura, mas existem saídas, o movimento é chamado xeque.
Xeque (do árabe sheikh, com origem no persa shāh, significando rei ou soberano), no enxadrismo, é um termo que indica uma ameaça imediata de captura ao Rei adversário. Quando não há nenhum lance capaz de fazer com que o rei saia da posição de xeque, temos a situação final de xeque-mate para um dos oponentes.
Empate: A partida está empatada quando um jogador, que tem a vez de jogar, não tem um lance legal para fazer e cujo rei não está em xeque. Diz-se, então, que o rei está 'afogado'. Isto termina a partida imediatamente.
No "xeque" você tem a oportunidade de fugir. No "xeque-mate" não, ou seja o outro jogador já ganhou nessa jogada.
Existem três defesas para proteger o rei em xeque, cabendo ao jogador escolher a melhor opção: a fuga, a cobertura e a captura da peça agressora. A fuga significa colocar o rei numa casa que não esteja atacada por uma peça do oponente.
O Roque é uma jogada especial que envolve a movimentação de duas peças em um único lance, o rei e uma das torres. O objetivo da jogada é proteger o rei, tirando-o do centro.
Cf3 d5 - Gambito Elefante. 2. Cf3 d6 - Defesa Philidor....Variantes
Princípios das AberturasEditar
Princípios
Como Começar Uma Partida De Xadrez
Para ajudar você na fase da abertura, selecionei 10 dicas:
Como Ficar Bom No Xadrez
A dama (também conhecida por rainha) é a peça mais poderosa, e pode andar quantas casas quiser na horizontal, vertical ou diagonal.
O Rei
DAMA
rainha
Flear considera o final como a fase do jogo onde cada jogador possui ao máximo uma peça, outra que reis ou peões, e posições com mais material onde cada jogador possui ao máximo duas peças, que “não formam exatamente um final”.
O Rei
Movimentos do xadrez
O Rei pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez, desde que o movimento não seja para uma casa ameaçada por uma peça adversária. O rei também pode capturar qualquer peça adversária, desde que a mesma não tenha outra peça defendendo-a. Um Rei nunca poderá dar xeque a outro Rei.
No xadrez, a cada jogada, pode-se movimentar apenas uma peça, mas existe uma jogada em que isso é exceção: o roque. Roque é uma jogada realizada entre o rei e qualquer uma das duas torres, obrigatoriamente da mesma cor. Nessa jogada, o rei se desloca duas casas para o lado e a torre também faz isso.
A captura en passant ou na passagem é um captura especial de peões. O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move. Entretanto, os peões adversários podem capturar o peão que anda duas casas como se este tivesse andado apenas uma casa, caracterizando uma captura en passant.