Segundo Chiavenato (2004), o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente as atividades que devem ser desempenhadas, além de quais objetivos serão alcançados, visando dar condições para que a empresa se organize a partir de determinadas análises a respeito da realidade atual e futura que se ...
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita identificar a realidade de uma atividade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, é o lado racional de uma ação. Busca alcançar, da melhor forma possível, objetivos pré-definidos. É um processo de tomada antecipada de decisões.
Planejamento é o ato de estabelecer o estado atual, definir o objetivo e meta, realizar uma análise da situação atual e seus influenciadores, traçar um plano de ação, fazer as verificações e ajustes necessários e continuar o ciclo.
O planejamento operacional se trata da projeção de objetivos e metas utilizando processos organizacionais para obter resultados a curto prazo. O grande erro de muitas empresas é pensar somente no planejamento estratégico ou dar um foco maior para o mesmo.
Um objectivo é operacional quando indica claramente, em termos de comportamento directamente observável ou mensurável o que o formando deverá ser capaz de fazer no final da formação, em que condições o fará e por que critérios será avaliado.
Objetivos do Planejamento Operacional Definir processos de produção ou execução de serviços; Propiciar à equipe operacional uma visão clara de suas tarefas, metas e responsabilidades; Implementar planos, instruções e permissões de trabalho; Transformar os objetivos estratégicos em ações e resultados.
Quais são os Tipos de Planejamento Estratégico
Mas sabia que o planejamento tem 3 níveis e precisa ser estruturado levando cada um deles em consideração? Apresentamos os pilares da empresa: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.
De acordo com Bateman e Snell (1998), as organizações podem ser divididas em três níveis, estratégico, tático e operacional, de acordo com o tipo de trabalho que é desenvolvido por cada nível.
De acordo com Celso Vasconcelos, o planejamento escolar deve ser estruturado e articulado através de três níveis: o planejamento da escola, o plano de ensino ou plano curricular e o plano de aula.
Toda organização, independente do tamanho, sabe muito bem onde quer chegar, ou pelo menos deveria. Por isso, na gestão empresarial, o planejamento da empresa é fundamental para definir os principais objetivos e isso pode ser feito em três níveis: estratégico, tático e operacional.
Há três níveis ou tipos de planejamento organizacional e são classificados em Estratégico, Tático e Operacional. ... Planejar – Estabelecimento dos objetivos organizacionais e das ações necessárias para atingi-los. Organizar – Divisão do trabalho e alocação de recursos.
No contexto das organizações, são três os níveis de planejamento, isto é, planejamento estratégico, tático e operacional. ... Nele, são estabelecidas metas e construído ambiente propício para que as ações designadas no planejamento estratégico se concretizem.
Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional.