EQST

Quem Vivia Na Pennsula Do Peloponeso?

Quem vivia na península do Peloponeso?

Período Pré-Homérico: a formação da civilização grega Essas migrações não ocorreram todas de uma vez, mas no decorrer de vários séculos. Os aqueus foram os primeiros à chegar a região, no início do II milênio a.C. Eles se estabeleceram no sul da península, na região chamada de Peloponeso.

O que é península do Peloponeso?

O Peloponeso (em grego: Πελοπόννησος; romaniz.: Pelopónissos) é uma extensa península montanhosa no sul da Grécia, com 21 439 quilômetros quadrados, unida ao continente pelo istmo de Corinto.

Qual mar banha a península do Peloponeso?

No sul da Europa, banhada pelo Mar Mediterrâneo, Egeu e Jônico, com mais de 130 mil quilômetros quadrados de extensão, a Grécia continua sendo uma descoberta para a humanidade.

Como agiu Esparta depois de vencer a Guerra do Peloponeso?

Esparta venceu a Guerra do Peloponeso após a rendição de Atenas em abril de 404 a.C.. ... A Tirania dos Trinta dissolveu a Confederação de Delos e entregou o resto da frota Ateniense a Esparta. A democracia foi restabelecida em 403 a.C..

Como foi o final da Guerra do Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta, que ocorreu na Grécia Antiga entre 431 e 404 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta.

O que foi a Guerra do Peloponeso e como terminou o conflito?

A Guerra do Peloponeso terminou em abril de 404 a.C, após a rendição de Atenas e a conquista espartana em Helesponto. Os espartanos deram suporte a um golpe oligárquico em Atenas, derrubando o sistema democrático e implantando um sistema de governo autoritário conhecido como Tirania dos Trinta.

Qual foi o motivo da Guerra do Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso foi resultado direto da disputa de interesses entre Atenas e Corinto, cidade aliada de Esparta e membro da Liga do Peloponeso. Essa disputa e as reclamações de Corinto forçaram Esparta a declarar guerra aos atenienses porque os espartanos não podiam perder sua aliança com Corinto.

Como Atenas foi destruída?

Em 338 a.C., Atenas foi derrotada na Batalha de Queroneia por Felipe da Macedônia e perdeu definitivamente sua independência.

O que aconteceu com Atenas?

Atenas passou por diversas guerras e conflitos. No século V a.C. enfrentaram os Persas nas Guerras Médicas, que tentavam invadir o território ateniense. Os persas foram derrotados e Atenas saiu fortalecida e com prestígio na região. A partir disso Atenas passou a ser considerada a cidade de maior importância da Grécia.

Como era a vida das pessoas pobres em Atenas?

Esses cidadãos atenienses viviam na pólis, onde se dedicavam à política, à filosofia e às atividades físicas (Olimpíadas). Enquanto se dedicavam ao saber e à estética, suas terras eram trabalhadas e cuidadas pelos escravos. Na sociedade ateniense existia ainda outra camada social: os metecos.

Como era a vida de um cidadão ateniense?

Porém, o conceito de cidadania dos atenienses não englobava, de fato, a maioria da população. Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

Quem eram os excluídos da democracia ateniense na antiguidade?

A democracia ateniense era formada com a participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de pai e mãe ateniense) que correspondiam a uma minoria, pois eram excluídos os metecos (estrangeiros), escravos e mulheres.

O que foi a criação da Eclésia?

Foi criada por Sólon em 594 a.C. A Eclésia abria suas portas para todos os cidadãos para que se nomeassem e votassem magistrados (indiretamente votando para o Areópago) e estrategos, para que se tivesse a decisão final acerca de legislação, guerra e paz; e para que os magistrados respondessem por seus anos no cargo.

O que era a Eclésia e quem podia participar dela?

era a principal assembléia popular da democracia ateniense na Grécia Antiga. Era a assembléia popular, aberta a todos os cidadãos homens com mais de dezoito anos. ... Todas as classes de cidadãos podiam participar dela.

Como era composto o conselho de baulé e qual era a sua função?

Conselho dos Quinhentos A Bulé era composta por quinhentos cidadãos, maiores de 30 anos de idade, escolhidos aleatoriamente de entre as dez tribos existentes, sendo que cada uma só podia eleger cinquenta elementos para cada mandato/ ano. ... A Bulé era dividida em Pritanias constituídas pelos elementos de cada tribo.

Qual era a função de bule?

A Bulé (IPA: [buːˈlɛː], em grego Βουλή: "conselho", plural: boulai) era uma assembleia restrita de cidadãos encarregados de deliberar sobre os assuntos correntes nas polis (cidades) da Grécia Antiga.

Como eram escolhidos os membros da bulé?

A Bulé era formada por um conselho de 400 cidadãos que poderia criar novas leis. Os membros da Bulé eram indicados pela votação feita pela Eclésia, uma assembleia popular que também tinha a importante função de aprovar as leis elaboradas. O Helieu representava as instituições de justiça da cidade.

Como funcionava a organização da Eclésia em Atenas?

A Eclésia possuía funções legislativas e deliberativas: propunha, discutia e aprovava as leis e o ostracismo; designava por eleição ou sorteio, os magistrados e fiscalizava a sua actuação; decidia sobre a guerra ou a paz; negociava e ratifica tratados; controlava as finanças e as obras públicas; julgava crimes ...

O que era feito na boulé?

Na antiga Grécia, a Bulé, uma assembleia encarregada de elaborar projetos de lei, era também chamada Conselho dos Quinhentos, por compreender cinquenta membros (pritania) de cada tribo, que eram presidentes deste Conselho (pritaneus) durante cerca de trinta e seis dias por ano.

Como era a organização judiciária na Grécia antiga?

A exigência por parte das classes mais baixas de que as leis fossem escritas e publicadas levou à designação de mais seis arcontes, os tesmotetas, magistrados responsáveis pela codificação e interpretação das leis, dando origem à organização judiciária no estado ateniense.