A flora, a fauna e os costumes nativos - a antropofagia, as formas de trabalho, a vida sexual livre, sem culpa e o desprendimento material - aos olhos dos jesuítas e viajantes europeus que, surpreendentemente registram não só a "ocidentalização" do índio, como também a significativa "indianização" dos portugueses, ...
A versão mais conhecida por todos defende que o primeiro europeu a tocar no Brasil, pelo território da Bahia, foi o português Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500.
Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral.
Nações indígenas tinham costumes distintos e não conheciam a escravidão. Em abril de 1500, depois de 45 dias de viagem, a esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil – o fato ficou conhecido como o descobrimento do país. ... Cerca de 3 milhões de nativos, os índios, já viviam no Brasil.
Hoje já se conhece mais sobre as origens do povoamento da América: supõe-se que os povos ameríndios foram provenientes da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás. Teriam chegado por via terrestre através de um "subcontinente" chamado Beríngia.