O aumento da resistência mecânica verificado nos aços microligados laminados a quente é associado ao refino dos grãos ferríticos e pela granulometria mais fina do material, obtida através do retardo na recristalização da austenita pela ação das partículas dos precipitados.
Porque as ligas de metais têm maior resistência mecânica do que os metais puros? Por que quando uma “impureza”, no caso outro elemento está presente em uma liga metálica, o movimento das discordâncias ficam restringidos, assim precisa-se fornecer energia adicional para que continue havendo escorregamento.
Um material com granulação fina (um que possui grãos pequenos) é mais duro e mais resistente do que um material que possui granulação grosseira, uma vez que o primeiro possui uma maior área total de contornos de grãos para dificultar o movimento das discordâncias.
Para que serve tratamento térmico em metais? Os aços são tratados para três finalidades: amolecer (reduzir a dureza e melhora a tenacidade), endurecer (aumentar a resistência mecânica) ou modificar propriedades do material (maximizando a vida útil do aço e outras propriedades).