Para especificar um DPS deve-se inciar pela classe do DPS, I,II ou III. Isso depende do tipo de edifício que estamos trabalhando e se há ou não SPDA instalado. Após isso, se escolhe a tensão do DPS, não confundir com a tensao da rede. É necessário informar se a corrente do DPS é nominal ou máxima.
Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.
Siemens é uma das melhores marcas de disjuntores atualmente no mercado.
Algumas marcas utilizam Led bicolores: Apagado: Indica que está faltando a Fase correspondente. Verde: Funcionamento normal e Fase presente. Vermelho: Indica que o varistor foi destruído e deverá ser substituído.
O Dispositivo DR é usado para detectar fugas de corrente em um circuito elétrico, e assim desligar o circuito imediatamente. Dessa forma, DR é a abreviação para Diferencial Residual.
DPS: Abreviação de "damage per second", ou seja, dano por segundo. Em Overwatch, são os personagens ofensivos cuja principal função é causar dano e abater adversários.
Por dentro do cartucho temos apenas um componente elétrico que é o varistor, a peça azul que ocupa praticamente todo o espaço dentro do DPS. ... O varistor é na verdade um VDR (voltage depended resistor), ou seja, o varistor é um resistor dependente da tensão elétrica.
1 (às vezes pode ser amarela) não é um capacitor e sim um varistor que costuma atender também pelo “apelido” de MOV ou SIOV. ... O varistor ou MOV é na verdade um VDR, isto é, um resistor dependente da voltagem, e eu diria que ele poderia ser chamado de “anjo da guarda” dos equipamentos eletrônicos e já explicarei por que.
Curto-Circuito Se, num circuito elétrico, os terminais de um resistor forem ligados por um fio condutor de resistência elétrica desprezível, a d.d.p nos terminais desse resistor torna-se nula. Nesse caso dizemos que o resistor em questão está em curto-circuito, não sendo atravessado por corrente elétrica.
O teste é feito conectando o diodo em pontos específicos no multímetro, ou ligando as pontas de prova do multímetro nos terminais do diodo. A indicação do estado do diodo é dada diretamente no display do multímetro, sem a necessidade de analisar valores medidos.
Esta corrente está no sentido de condução e o visor do multímetro mostra a tensão de condução do diodo. Este valor está normalmente entre 0,4V e 0,8V para diodos de silício em bom estado. Em seguida, conecte as pontas do multímetro conforme o esquema abaixo.
Testando o Diodo na Placa Quando medimos o diodo no sentido direto o multímetro deve mostrar o valor da tensão de barreira do diodo. No sentido reverso o multímetro mede aberto (OPEN; OL; 1.) ou um valor maior que a tensão de barreira.
Basta ligar o diodo zener em teste no local indicado e ler no multímetro a tensão zener. Para diodos zener com tensões maiores, pode ser usado um transformador de maior tensão, aumentando-se o resistor proporcionalmente tanto em valor ohmico como em dissipação.
Para testar o zener podemos usar 2 técnicas complementares: 1- Testar o zener na placa com o circuito ligado: Alimente a placa e meça a tensão entre os terminais do diodo zener. Se a tensão for próxima à tensão zener, o zener está bom. 2- Testar o zener fora da placa: Tire o zener da placa e monte o circuito abaixo.
A maneira mais fácil e óbvia de descobrir a tensão de um diodo Zener é olhar o código impresso ou as faixas coloridas no corpo do mesmo e consultar a Internet.