A resposta é a função "cetona". a carbonila ligada a dois carbonos é uma cetona. Destaco que exitem quatro funções com o grupo carbonila. ... 1) Ácido carboxílico (C-COOH) é uma carbonila ligada a uma hidroxila (É chamada Carboxila) e a um carbono.
O átomo de Oxigênio presente na cadeia acima é um heteroátomo, pois está entre carbonos. ... Classificação dos átomos numa cadeia carbônica: Em uma cadeia, cada carbono é classificado de acordo com o número de outros átomos de carbono ligados a ele. Carbono primário: Ligado diretamente a apenas 1 outro carbono.
Ácidos carboxílicos são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional carboxila, isto é, um carbono que realiza uma ligação dupla com oxigênio e uma ligação simples com um grupo OH.
Éteres são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional - O- (oxigênio) entre dois radicais (carbonos), ou seja, se caracterizam pela presença de oxigênio ligado a dois átomos de carbono. ... Esse éter também é conhecido pelas denominações de éter etílico, éter dietílico ou éter sulfúrico.
Os enóis são compostos orgânicos caracterizados pela ligação de uma hidroxila a um carbono insaturado. ... No entanto, alguns compostos possuem a hidroxila ligada diretamente a um carbono com dupla ligação. Esse tipo de composto não é um álcool, ele pertence à função orgânica denominada: enol.
Em química orgânica, enol é uma função orgânica caracterizada por uma hidroxila ligada a um carbono com hibridação sp². É um alceno que possui um grupo hidroxila unido a um dos átomos de carbono insaturado, de cadeia alifática.
Um enol de grande importância: etenol O etenol, também conhecido como álcool vinílico, hidroxieteno ou hidroxietileno, é um álcool e um enol, portanto possui duas funções, com fórmula química C2H3OH (H2C=CHOH). É um enol muito utilizado em perfumaria e nas indústrias alimentícias e farmacêuticas como odorizantes.