O simetrógrafo é um instrumento tipicamente utilizado pelos profissionais de saúde para a avaliação postural. Este modelo tipo 'banner' foi desenvolvido para ser fixado em qualquer superfície, pois acompanha um “nível”. Serve para realizar a avaliação de desvios posturais.
O Simetrógrafo é utilizado para avaliar desvios posturais através da observação de pontos anatômicos. Com ele é possível detectar alguns desvios de postura mais acentuados como a Escoliose e a Hiperlordose.
De origem grega, o termo fotogrametria expressa a aplicação da fotografia à métrica. A fotogrametria, também denominada biofotogrametria, desenvolveu-se através da aplicação dos princípios fotogramétricos às imagens fotográficas obtidas de movimentos corporais. ...
A avaliação postural tem como objetivos principais a correção e a prevenção de possíveis alterações posturais. Consiste em analisar, avaliar e determinar atitudes e desvios posturais dos indivíduos. É comum que essas mutações acarretem desconfortos e incapacidades funcionais.
O fio de prumo situa-se no ponto ântero-posterior anterior ao maléolo lateral e, para os desvios laterais, entre os calcanhares. É importante verificar as alterações de tempos em tempos para certificar-se dos dados, se a posição não mudou, porque o paciente pode "corrigir" sua alteração momentaneamente.
Na visão ântero-posterior o terapeuta analisará o triângulo de Talles formado entre o tórax e o antebraço. Caso esse triângulo apresente-se maior em um dos lados poderá significar uma escoliose com a concavidade voltada para o mesmo, ou um valgo acentuado do cotovelo o chamado “cubitus valgus”.
Este teste serve para reproduzir a dor ciática e será positivo quando o paciente referir dor no dermátomo correspondente (dor irradiada), enquanto que nos casos de encurtamento dos músculos posteriores da coxa o paciente irá referir dor somente na região posterior da coxa.