O cálculo da variação da entropia de um sistema é realizado pela subtração da entropia dos produtos pela entropia dos reagentes. O estudo termoquímico aborda, além da chamada entalpia, a variável entropia, que é a medida da desordem das moléculas presentes em um sistema químico.
A variação da entropia é diretamente proporcional à variação da energia, sendo que essa proporcionalidade é dada pela temperatura T. ... A energia que é dissipada na forma de calor se transforma em entropia, aumentando a desordem do sistema.
Entropia é a medida do grau de desordem de um sistema, sendo uma medida da indisponibilidade da energia. É uma grandeza física que está relacionada com a Segunda Lei da Termodinâmica e que tende a aumentar naturalmente no Universo.
Grosso modo, entropia é uma propriedade da natureza que mede o grau de desordem de um sistema fechado. ... Essa desordem social e política por que passamos agora segue esta lei natural que fundamenta a teoria do caos, segundo a qual, no caos sempre se formam novos padrões.
A entropia negativa, no âmbito da organização administrativa, é a definição dada a empresa, companhia ou sistema que está se restabelecendo, ou seja, se recuperando da desordem e falência. O conceito da entropia negativa consiste em reverter a entropia, o estágio de “bagunça” e “caos”.
De origem grega, a palavra sinergia significa ação ou esforço simultâneos, ou seja: cooperação. De forma sucinta, trata-se da soma de várias forças, que estão voltadas para o mesmo objetivo.
Sinergia é o trabalho em equipe eficaz, o último estágio de uma boa cooperação. ... A sinergia pode ser descrita como: todas as áreas estarem tão bem conectadas que uma ajuda a outra.
De origem grega, a palavra sinergia significa ação ou esforço simultâneos, ou seja: cooperação. A sinergia empresarial é uma soma de esforços para integrar os colaboradores, além de alinhar metas e objetivos para que todos trabalhem de forma harmoniosa e produtiva.
Capilaridade é exatamente essa característica de dividir uma tubulação em ramos cada vez mais finos. Dessa forma, consegue-se distribuir um fluído para o maior número possível de pessoas. Em física, o conceito de capilaridade vai mais longe.
A capilaridade nas plantas representa o modo como esses seres conseguem levar a água com os nutrientes necessários à sua sobrevivência desde suas raízes até às suas folhas.
Quando certa quantidade de solo é coletada e deixada secar ao ar, o seu teor de umidade tenderá a se reduzir até certo limite. Ou seja, mesmo que se deixe a amostra secar por um longo período, sempre permanecerá uma umidade residual. Essa umidade, que o solo exibe quando seco ao ar, é denominada umidade higroscópica.
solo argiloso