No fim da linha, nós, humanos, acabamos comendo plástico. Resíduos do material também podem acabar entrando em nosso organismo quando consumimos produtos embalados em plástico, seja um invólucro que envolve a carne processada, seja a água tomada na garrafinha.
Os especialistas já expressaram suas preocupações em relação ao impacto que a ingestão de partículas plásticas pode ter em nossos corpos, alertando que o plástico no intestino pode prejudicar o funcionamento do sistema imunológico e favorecer a transmissão de toxinas e vírus.
O plástico contém, além de bisfenois que alteram nossos hormônios, outros produtos tóxicos, como o estireno, que é altamente cancerígeno.
O grande perigo nessa hora, de acordo com os médicos, é tentar resolver o problema em casa, oferecendo alimentos para forçar o objeto a descer ou dando tapinhas nas costas e colocando a criança de ponta-cabeça para que ele “retorne”. É o que os médicos recomendam.
Toda vez que uma criança engole um corpo estranho ela deve passar por atendimento médico para ser feito um exame de raio-X. A moeda é redonda e não tem material tóxico para o organismo. A ingestão de corpos estranhos é muito comum na emergência pediátrica.
Além da perfuração, a ingestão de palito de dente pode causar obstrução ureteral, flebite supurativa, abscesso hepático piogênico, sepse e morte (2). Portanto, as conseqüências da ingestão acidental de um palito de dente podem ser extremamente sérias.
Como devo proceder nesse caso? Você deve procurar atendimento médico de urgência para avaliação e realizar uma endoscopia digestiva alta, caso o médico examinador julgar necessário. A endoscopia é indicada em casos de suspeita de corpo estranho no trato gastrointestinal.
4 formas práticas de tirar espinha de peixe da garganta
O dente provisório é feito de resina acrílica e tem uma durabilidade preestabelecida. As próteses fixas substituem um dente que foi retirado. Ela é colocada por meio de um pino inserido na raiz.
A dentição infantil é comumente chamada de dentes de leite. Essa denominação surgiu por conta da cor dessas estruturas apresentarem uma cor mais branca, como a do leite. Esses dentes são menores, se comparados aos permanentes, e possuem raízes mais longas. Nessa dentição ainda não há os pré-molares e sisos.
A cor dos dentes decíduos é mais esbranquiçada. Por isso são chamados de dente de leite. - As cáries têm mais facilidade de alcançar a polpa dos dentes de leite. Os dentes decíduos servem como guia para que os dentes permanentes saibam em que direção nascer.
Os primeiros dentes da dentição permanente a aparecerem na boca são os primeiros molares, como mostra a Figura 1. São muito maiores do que qualquer dente decidual e não podem fazer sua entrada antes que o desenvolvimento da mandíbula atinja um estágio que abra suficiente espaço.
Qual idade começa a troca de dentes? O primeiro dentinho a cair vai ser por volta dos 6 anos, mas pode variar de uma criança para outra. Geralmente, os primeiros a cair são os incisivos inferiores. "A fase de troca dos dentinhos de leite é um momento muito especial na vida dos pequenos.
Normalmente, após a queda o dente de leite, o dente permanente demora cerca de 1 mês para nascer. No entanto, se o dente de leite cair e o dente permanente não surgir mesmo após 1 ano pode ser necessário colocar uma contenção para manter o espaço necessário para o crescimento dos dentes permanentes.