O avião teve origem com um brasileiro de ascendência francesa, chamado Alberto Santos Dummont, que teve a vida invadida pelo sonho de voar. ... O que faz com que um avião não caia é na verdade a velocidade dele e as suas asas. As asas de um avião são projetadas e construídas de forma que elas cortem o ar.
Santos Dumont (1873-1932) foi um inventor brasileiro. "O pai da aviação". Com o "14-Bis", executou, em Paris, o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar. Alberto Santos Dumont (1873-1932) nasceu na Fazenda Cabangu, em João Gomes - hoje Santos Dumont, Minas Gerais, no dia 20 de julho de 1873.
Alberto Santos-Dumont tirou a própria vida em um quarto do Grande Hotel de La Plage, Guarujá, em 1932. O motivo, dizem alguns, teria sido uma profunda depressão causada pela constatação de que o avião, seu invento, estava sendo usado para fins militares.
Santos Dumont era um garoto curioso. Ele gostava de motores, de mecânica e de tecnologia. Na infância, leu A volta ao mundo em oitenta dias, de Júlio Verne. Esse livro teve influência decisiva em seu sonho de voar.
Há exatos 109 anos, no dia 23 de outubro de 1906, o avião fazia o famoso voo de 220 metros em Paris - data que foi escolhida para comemorar o Dia da Aviação.
7 de setembro de 1906
Na Quinta-Feira 11 de maio de 1899 aconteceu a primeira experiência de Santos Dumont com o seu balão dirigível nº 2. Tal aeróstato era flexível, com 25 metros de comprimento e 3,8 metros de diâmetro. Esse fato teve como cenário o Jardim da Aclimação, em Paris.
Santos-Dumont projetava, financiava, construía e testava suas aeronaves com o apoio de mecânicos franceses. Foi aí que iniciou estudos para desenvolver balões dirigíveis.